Wednesday, December 7, 2011

Arroz com camarão

 

   Ontem eu publiquei uma foto deste prato no Facebook. Não sei se foi porque estava na hora do almoço, ou se o visual colaborou para assanhar o apetite dos amigos. O fato é que a publicação teve uma repercussão que eu não esperava; e claro, vieram as queixas do porque eu não havia publicado, também, a receita.
   Pensei comigo, que por se tratar de uma receita tão simples, não precisasse descrevê-la em detalhes. Mas como diz um amigo meu,"nem sempre o óbvio para mim, é o óbvio para o outro". Dito e feito.
  Por isso, amigos e amigas, aqui vai a receita nos seus mínimos detalhes; e bom apetite!
Ingredientes

500g de camarão (sem cabeça)
2 xícaras de arroz de sua preferência (acho ótimo, quando faço com o 7 Grãos)
3 ovos cozidos
2 colheres de sopa de salsinha fresca
suco de 1 limão siciliano
1 pitada de noz-moscada
1 litro de caldo de peixe
azeite extra-virgem
sal a gosto
tomate-cereja

Modo de fazer

Lave o camarão (se quiser, mantenha a casca, para dar um toque mais "rústico" ao prato), tempere-o com o limão, a noz-moscada, o sal e um fio de azeite. Deixe descansando.
Enquanto isso, prepare o arroz do seu modo. A única diferença é que vpcê vai cozinhá-lo no caldo de peixe. Eu não uso caldos industriais, pois uma das coisas que aprendi com grandes chefs, é que a gente sempre deve ter um bom caldo natural pronto, no freezer ou no congelador. Caso contrário, use os cubinhos industriais mesmo. Pronto. Arroz cozinhando, coloque os ovos para cozinhar também. Procedimento simples. 5 minutos em água fervente.
Os camarões já descansaram muito. Chega! Já pra frigideira! Pegue uma de bom tamanho para fritar uma boa quantidade. De preferência uma frigideira com camada anti-aderente. Cubra o fundo com azeite e deixe aquecê-lo, com cuidado para não queimar. Coloque os camarões devagar e aos poucos, pois senão formará uma caldo, e isto nós não queremos. Frite-os rapidamente e vá colocando-os em uma travessa forrada com papel toalha.
Verifique se o arroz está a seu gosto. Pronto? Reserve. 
Termine de fritar os camarões. 
Em uma travessa refratária unte o fundo com azeite. Vá colocando com cuidado, o arroz e os camarões, misturando-os. 
Finalize com salsinhas picadas, o ovo cozido cortado e os tomates-cerejas.

Obs.: Você também pode acrescentar, queijo parmesão ralado na mistura do arroz com o camarão. Mas se assim o fizer, leve ao forno a uma temperatura de 180ºC, por 10 minutos. Depois finalize com os demais ingredientes.

Sirva imediatamente.
Este prato serve 4 pessoas.

No comments:

Post a Comment