Tuesday, December 13, 2011

Filé de Tainha com Champignons e Alcaparras

 
   Ontem fui almoçar em um restaurante, aqui perto de casa, chamado Lapa. O dono fez uma homenagem ao bucólico bairro carioca, que já palco de muitas histórias da boemia carioca e que por lá viveram diversos personagens da história do Rio de Janeiro; tais como, Jorge Amado, Carmem Miranda, Lamartine Babo, Villa-Lobos, Orestes Barbosa e outros. Mas essa é outra história.
Vamos falar do prato que lá eu conheci. Filé de Tainha. Um peixe que faz parte da dieta mediterrânea, tem um asabor acentuado, que lembra um pouco ao da sardinha, se você quiser fazer uma comparação.
   O filé tem a vantagem de não ter as espinhas, que afugentam aqueles que têm medo de engasgarem-se. Daí fica mais fácil saborear. vamos à receita?

Ingredientes

500g de filé de tainha
1 cebola média cortada em pétalas
100g de tomates sêcos
2 dentes de alho fatiados bem fino
2 colheres de sopa de champignos
2 colheres de sopa de alcaparras
1 colher de sopa de salsinha fresca picada
100g (3 colheres) de manteiga sem sal
azeite extra-virgem
sal a gosto

Modo de fazer
Lave os filés de tainha. Coloque-os em uma travessa e tempere-os com sal. Deixe curtindo  descansando por cerca de 5 minutos.
Em uma panela, aqueça a manteiga até derreter, acrescente o azeite. Coloque a cebola, deixando dourar ou até ficarem macias. Acrescente o alho, vigiando para que não fiquem muito torrados. Os tomates sêcos, os champignos e as alcaparras. Misture tudo. Reserve.
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Frite os filés um a um, para que não forme caldo. Conforme for fritando-os, coloque em uma travessa com bordas altas. Assim que estiverem fritos. Aqueça um pouco os demais ingredientes e derrame por cima. 
Sirva imediatamente.
Bom apetite!

No comments:

Post a Comment