Monday, December 3, 2012

Pernil de Cordeiro ao Alho e Alecrim

 

Final do ano chegando, todo mundo pensando nas festas de Natal e Ano Novo. Além dos presentes, tem outro assunto que boa parte das pessoas se preocupa; o que fazer na ceia do Natal ou do Ano Novo. Vale repetir o prato do ano passado? Sempre tem de ser aquele peru recheado? O pernil de porco assado providencialmente na padaria, pois não cabe no forno do fogãozinho de quatro bocas. O bacalhau também é muito cotado nesta época, tendo por concorrente o salmão, que chegou com preço mais acessível e de sabor apreciado.
Bom, estes são apenas exemplos mais comuns, no universo da gastronomia natalina brasileira. Mas quero dizer que existem outras opções, tão boas quanto as citadas bem como os preços bem competitivos.
Talvez por ter um “pezinho” lá no oriente médio, sugiro uma opção que talvez você se surpreenda ou mesmo surpreenda seus convidados. Uma receita de pernil de cordeiro com sotaque espanhol. Uma excelente opção uma vez que aniversariante do dia 25 é daquela região.
Pernil de Cordeiro Assado com Alho e Alecrim. Assim é o título da receita de hoje e que por chegar agora no blog, lhe dará tempo de encomendar ao seu açougueiro ou encontrar nos bons supermercados de sua cidade.
Tenho certeza de uma coisa, um universo de aromas tomará conta de sua casa, ao elaborar este prato, cuja carne tenra se harmoniza com alecrim e o alho. Então, anotem a receita.

Ingredientes

15 dentes de alho com casca
Azeite extra virgem
1 pernil de cordeiro com cerca de 1,5 kg
1 maço de alecrim fresco
20 batatinhas inteiras lavadas e com casca
250 ml de vinho tinto seco

Fazendo

Esfregue nas mãos o alho com azeite para que fiquem bem impregnados. Coloque-os em uma vasilha pequena e deixe-os assando por cerca de 20 minutos a uma temperatura de 200ºC ou até que fiquem bem macios. Para que o alho não fique escuro, cubra-o com uma folha de papel alumínio com a parte brilhante para dentro.
Retire a casca do alho, amasse-o com um garfo ou pilão, adicione ½ colher de sopa de azeite e misture bem formando uma pasta. Faça pequenos furtos na carne do cordeiro e preencha-a com esta pasta. Deixe marinando por um mínimo de 2 horas.
Tempere o pernil com o sal com pimenta e em seguida, coloque-o em uma forma refratária sobre uma camada de alecrim. Passe azeite nas batatinhas e coloque-as ao redor do cordeiro coloque mais uns ramos de alecrim sobre ele.
Leve ao forno a uma temperatura de 230ºC por uns 10 minutos, reduza depois para 180ºC e deixe assando entre 45 minutos a 60 minutos ou até ficar bem dourado.
Passe o cordeiro para uma travessa. Neste ponto as batatas deverão estar macias, caso não estejam, volte com elas ao forno e deixe assando por mais alguns minutos até ficarem bem macias.
Para fazer o molho, retire o excesso de gordura da forma e reserve os ramos de alecrim. Despeje o vinho na forma e deixe ferver até que se reduza à metade. Corrija o sal do molho, se necessário. Desligue o fogo e despeje o molho em uma molheira.
Corte o cordeiro em fatias, acompanhado das batatas e regue-o bem com o molho.
Boas festas!

No comments:

Post a Comment