Wednesday, December 26, 2012

Salada de grão-de-bico


    Chega o Natal e todo mundo corre para publicar fotos e receitas de pernil, peru, bacalhau, chester e outras tantas receitas. Pois bem, nem me preocupei desta vez em fazer o mesmo. Acho que tem tanta receita boa, que o leitor certamente encontrou e fez neste Natal, uma de seu agrado e claro, de seus convidados.
     Cecília teve a boa idéia de fazer uma salada de grão-de-bico e eu a apoiei de imediato; uma vez  que eu já iria fazer o tradicional pernil, nada melhor do que fazer uma entrada com uma salada. Pronto. Estava decidido.
     Mas se você está na organização do almoço, nem sempre sobra tempo para organizar e ficar na cozinha; sendo assim, adivinhe para quem sobrou a salada!? Tá bom, nada demais, coisa simples; mas como sei que o que é simples para um, pode não ser simples para o outro; aqui está a receita da salada de grão-de-bico - agora para ser feita no Ano Novo - caso você queira um prato levezinho. Então, anotem.

Ingredientes

200 gr de grão-de-bico
2 tomates
1 cebola-roxa média
2 folhas de cebolinhas picadas
1 ramo de manjericão fresco
2 carambolas fatiadas
2 acerolas

Fazendo

Deixe o grão-de-bico de molho por cerca de oito horas (da noite para o dia). Leve ao fogo em uma panela de pressão e deixe cozinhando por cerca de dez minutos, após levantar fervura. Retire do fogo, escorra a água e deixe esfriando.
Pique o tomate em cubinhos, fatie a cebola bem fina, pique a cebolinha e fatie a carambola.
Tire a casca do grão-de-bico e coloque-o em uma travessa ou bowl, junte os demais ingredientes e finalize com as folhas de manjericão e as duas acerolas.
Deixe na geladeira por cerca de 30 minutos e sirva em seguida.

Bom apetite !

1 comment:

  1. Que buena pinta tiene este plato. Un colorido que dice... comemé...comemé....

    Feliz navidad!!!!!!!!

    ReplyDelete