Thursday, August 22, 2013

Pernil de Cordeiro Paraibano


Certa vez, eu estava conversando com amigos e o assunto era sobre a comida nordestina. Cada um falava de um prato que mais gostava ou que os tinham impressionado. Buchada de bode, dobradinha, panelada, arroz de cuxá, moqueca de peixe, de arraia, de siri, de caju; sarapatel, xinxin de galinha, jabá com jerimum, jabá com queijo de coalho, e mais um rosário sem fim de pratos. Mantive-me calado, uma vez que os defensores de suas indicações pareciam querer convencer que a sua indicação era a mais fantástica ou gostosa do que a dos outros. Foi aí que eles perceberam que eu não havia me manifestado e me perguntaram (acho que na esperança de eu concordar com um ou com outro e dar o voto de Minerva naquela discussão). Já que me perguntaram, respondi: O prato que mais me chamou a atenção no nordeste, tanto pelo seu sabor quanto pela surpresa que me causou ao saber que fazia parte da dieta nordestina, foi o pernil de cordeiro, que comi em João Pessoa, na Paraíba.
Pronto, aí a confusão começou. Foi um “tal” de dizer que eu estava doido, pois esse prato nunca foi um prato nordestino; que era típico da região sul; que eu deveria estudar mais a culinária de nosso país; que o pernil que eles conheciam era do bode. Enfim, minha indicação (que nem é a minha preferência nº 1) em vez de colaborar, gerou mais confusão; ou melhor, passou a ser motivo de gozação de todos. Pena, que eles não conhecem a fundo a culinária nordestina. Mas de certa forma, imagino que seja uma surpresa para a maioria de vocês, saber que a carne de cordeiro esteja incluída no cardápio paraibano.
Pois bem, vamos conhecer este prato fantástico que é nordestino, sim senhor. Ô xente!

Ingredientes

1 pernil de cordeiro (1,5 kg)
1 ½ xícara de vinho branco seco
3 cebolas médias inteiras
4 batatas inglesas fatiadas
25 ml de xícara de manteiga de garrafa
3 folhas de louro
4 dentes de alho (em pasta)
1 ramo de alecrim
2 xícaras de óleo de girassol
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Salsinha fresca

Fazendo

Tempere o pernil com o sal, o alho amassado e a pimenta. Em uma travessa junte o vinho branco, as folhas de louro e uma cebola bem picada. Coloque a peça do cordeiro e deixe marinando por um dia na geladeira.
No dia seguinte, cubra a travessa com laminado de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido, a 180ºC, por 50 minutos. Pincele todo o pernil com a manteiga de garrafa e leve-o de volta ao forno para dourar por mais 15 minutos ou até que a carne esteja totalmente assada e dourada.
Enquanto ele doura, cozinhe as batatas fatiadas por cerca de 10 minutos. Escorra e seque-as em papel toalha. Agora, frite-as em óleo de girassol e coloque-as junto com o pernil. Finalize com raminhos de alecrim e pétalas de cebola assada.
Aí está o pernil de cordeiro paraibano, prontinho para ser saboreado.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment