Monday, August 12, 2013

Salada Mediterrânea - I


Pois bem. Ontem, dia 11 de agosto, comemoramos aqui no Brasil, o Dia dos Pais. Invariavelmente, a maioria das pessoas gosta de ir ao restaurante e enfrentar filas quilométricas ou fazer aquele churrasco em casa e convidar os parentes para aquela bagunça, que depois acaba sobrando para a dona da casa, normalmente a mulher do “feliz pai”.
Lá em casa foi bem diferente. A ala feminina resolveu fazer o “almoço surpresa” e me deixaram meio afastado das atividades culinárias. Embora, eu tenha participado em parte, da lista de compra de alguns ingredientes, me contentei em fazer uma salada que há tempos eu já estava me programando para fazer. Uma salada com inspiração no norte da África, em países como Tunísia, Argélia e Marrocos.
A base da receita é a laranja, inusitado ingrediente que faz um contraponto no restante da receita, pois usei alguns outros que fizeram a “diferença” neste prato. Com mais um detalhe, não usei sal.
Então vamos à receita. Anotem os ingredientes.

Ingredientes

4 laranjas Selecta (ou Pêra)
2 tomates médios
2 cebolas roxas fatiadas bem fino
7 corações de alcachofra
100g de vôngole
1 colher de sopa de salsinha fresca picada
1 colher de sopa de passas de uvas brancas ao vinho branco
1 colher sopa rasa de pimenta rosa
Pimenta-do-reino a gosto (eu não coloquei)
Suco de 1 limão siciliano
Azeite extra virgem

Fazendo

Descasque as laranjas e retire toda a parte branca e as fibras também. Corte-a ao meio e depois fatie-a no sentido dos gomos, em vários pedaços. Reserve. Corte o tomate em quatro e retire o miolo e as sementes; agora corte as partes em fatias bem finas, conforme está na foto. Reserve. As cebolas devem ser cortadas o mais fino possível.
Enquanto isso coloque os vôngoles em uma panela com água quente e deixe cozinhando até que as conchas se abram. Você usará somente aquelas conchas que abriram. Retire da panela e resfrie-as em água corrente. Reserve.
Corte os corações de alcachofra ao meio e deixe marinando em azeite com orégano, virando-os de vez em quando.
Para hidratar as uvas passas, deixe-as em um potinho com meio cálice de vinho branco seco, por 20 minutos. Depois deste tempo escorra o vinho e reserve as uvas. Faça uma mistura de azeite com limão.

Vamos fazer a montagem?

Tenha em mãos uma travessa oval ou circular. Arrume as laranjas como base acompanhando o formato da travessa e fechando no sentido do centro da travessa. Espalhes as cebolas roxas sobre a laranja. Agora coloque os corações de alcachofra fatiados e circule a forma com o tomate fatiado. Finalize com as uvas passas, a salsinha picada, a pimenta rosa e os vôngoles. Seja generoso com o molho de azeite com limão ao derramá-lo sobre a salada. Leve a geladeira por 15 minutos e sirva em seguida.

Nota: Como vocês perceberam, eu não usei sal, mas se vocês quiserem podem usar. Fiquem à vontade.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment