Tuesday, September 3, 2013

A pimenta que não é pimenta!


Sempre que publico em minhas receitas, um ingrediente chamado pimenta-rosa, algumas pessoas me perguntam se arde muito. “É claro que não”, respondo; “afinal nem pimenta é!”
Sabiam? Pois então saibam que esta sementinha que usamos nas mais diferentes receitas, não é uma pimenta, propriamente dita? Interessante, não? Pois bem, esta semente é de uma árvore conhecida por aroeira-mansa (Schinus terebinthifolius Raddi), e é muito apreciada na culinária francesa por seu sabor levemente picante e adocicado.
Dependendo da região, você conhecerá esta árvore por outros nomes, tais como, aroeira-vermelha, aroeira-precoce, aroeira-pimenteira, aroeira-do-sertão, nativa de várias formações vegetais do nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil.


A aroeira-mansa é uma árvore de pequeno a médio porte, podendo alcançar de 5 a 9 metros de altura; com florescimento ocorrendo na primavera e no outono.
Mas vamos considerá-la como pimenta, pois ficará mais fácil para conversarmos.
Há outra variedade de aroeira, conhecida como aroeira-de-capoeira ou aroeira-vermelha (Schinus terebinthifollus) que também produz a pimenta-rosa. Deve-se tomar cuidado, pois algumas variedades, como a aroeira-brava, causam alergia e urticária.
A pimenta rosa é ativadora da produção de sangue na medula óssea, portanto é anti-raquítica, atua também na depuração e purificação do organismo, é anti-vermífuga e anti-inflamatória. O óleo essencial da pimenta rosa é muito utilizado na medicina popular, sendo eficiente no tratamento de febres, tumores, doenças da córnea e das vias respiratórias e urinárias.
A pimenta-rosa combina tanto em preparações salgadas como doces. É usada, de maneira especial, em molhos para medalhões de filé mignon grelhado, mas também fica muito bom com filé de frango e de peixe e no camarão. Sorvetes de frutas, musses, crêpes e saladas (doces e salgadas) ganham mais cor e sabor com a pimenta-rosa adicionada no momento de servir. Experimente servir queijo-de-minas fresco ou queijo de cabra fresco temperado com azeite de oliva, ervas frescas e pimenta-rosa.
Então? De agora em diante, quando você ler ou ouvir alguém recomendando o uso de pimenta-rosa na culinária ou mesmo para uso medicinal, você saberá exatamente quem é essa “pimentinha” que frequenta nossa cozinha.

2 comments:

  1. Super legal, adoro mas confesso não conhecia tão "a fundo".
    abração

    ReplyDelete
  2. Gostei de saber sobre a pimenta-rosa!!
    Eu gosto muito de come-la com salmon!! hummmm uma delícia mesmo.
    Aqui se usa muito essa pimenta-rosa, mas sempre com peixe, na verdade nunca provei em outros pratos... quem sabe vou olhar por aqui se vc dá outra dica ou opcao para eu provar com a pimenta-rosa.
    Gostei muito em saber tudo isso sobre ela.
    Obrigada,
    beijocas
    Rose

    ReplyDelete