Wednesday, September 4, 2013

O alho-poró - Um ingrediente saboroso para suas receitas


Dizem que o alho-poró chegou à mesa do brasileiro, nos últimos dez anos. Antes disso, era considerado um privilégio para poucos. Primeiro pela dificuldade de encontrá-lo nos mercados e quando o encontrávamos o preço era um absurdo. Era um ingrediente que só era encontrado em restaurantes finos.
Hoje em dia, encontrar alho-poró ficou bem fácil. Feiras livres, mercadinhos de bairro e supermercados são nossos fornecedores e graças a Deus o privilégio se estendeu a todos nós. Podendo ser encontrado sem agrotóxicos até mesmo em sacolões.
Alguns chamam de alho-porro (pronunciando-se “porrô”), outros alho-poró; mas tanto um quanto outro serve especificamente para acentuar o sabor de alguns pratos, podendo ser usado em receitas de aves, carne de porco, peixes e carnes vermelhas.
Sua origem, segundo historiadores, se dá a mais de 5.000 anos; tendo sido cultivado no Oriente Médio e na Europa, possivelmente com espécies diferenciadas.
Parecido com a cebolinha verde, possui folhas maiores e talos mais espessos, lembrando também a planta do alho, mas não produz o bulbo com dentes, e cresce com as folhas sobrepostas umas às outras na base até formarem um talo redondo, que em contato com a terra torna-se bojudo. Seus talos brancos e compridos, a parte comestível, têm sabor adocicado que lembra ligeiramente o da cebola, numa variante mais suave. As folhas mais duras podem ser usadas para aromatizar caldos caseiros de qualquer sabor (carne, frango, legumes ou peixe).
Possui nutrientes semelhantes ao alho como: vitaminas A, C e do Complexo B. Também apresentam minerais como flúor, iodo, ferro e fósforo. A maior propriedade deste alimento, porém, está na substância chamada alicina que auxilia na circulação e nas doenças coronárias.
Além disso, é ótimo para recheio de tortas, cremes, suflês e risotos. O vinagrete de alho-poró é criativo e suave, vai bem com peixes e carnes brancas. Uma das maneiras mais tradicionais de usar o alho-poró é em sopas, como a famosa vichyssoise, servida fria, e no cozido francês pot-au-feu. Ele pode substituir a cebola e deixa as preparações mais suaves, além de engrossar levemente o caldo das receitas.


Dicas:

Como comprar
Procure o alho-poró bem brancos, com a parte superior das folhas bem verdes e frescas.

Como armazenar
Guarde na geladeira, em sacos plásticos, e use no prazo máximo de 5 dias.

Como preparar
Mesmo sendo inteiramente comestível, a maioria das pessoas prefere comer a parte branca e polpuda da base e as macias folhas internas do alho-poró, descartando as folhas mais escuras e amargas do topo. Cozinhe-o numa panela com água salgada, fervente, em fogo médio, até levantar fervura. Diminua o fogo, tampe e cozinhe até que esteja macio, em torno de 15 minutos. Escorra-o. Use vinagre, salsa, manjericão e tomilho, como temperos, é muito usado também em sopas, saladas e cozidos.

Curiosidades
O alho-poró deve ser muito bem lavado antes do preparo, pois acumula grande quantidade de areia e terra em sua estrutura.

No comments:

Post a Comment