Monday, September 2, 2013

Lagostim com Arroz a Jardineira


Existem determinados pratos que são bem simples em sua feitura. Cabe, porém, a quem os fizerem usar um pouquinho de imaginação para torná-lo aprazível aos olhos e inesquecível ao paladar.
Como minha avó Francisca dizia, “até sardinha com pão, fica charmosa, dependendo da apresentação.” No que eu concordo plenamente e por isso não me atrevo a entrar em searas complicadas da culinária e da gastronomia em geral. Já tem quem faça e as fazem muito bem, apesar do meu público em sua maioria, não usufruir destas iguarias. Mas tudo bem, cada um no seu quadrado.
O prato de hoje é um dos que gosto muito, tanto pelo visual quanto pelo sabor – Lagostim com arroz a jardineira.
Você poderá usar esta receita como base para sua própria criação, uma vez que os ingredientes que acompanham o lagostim são quase infinitos. A única ressalva que faço, é que não usem beterraba para não concorrer com a coloração dos lagostins. No mais, tudo bem. Vamos a receita.

Ingredientes

10 lagostins de médio a grande (com garras)
2 xícaras de arroz
2 colheres de sopa de ervilhas
2 colheres de sopa de milho cozido em grãos
2 colheres de sopa de cenoura em cubinhos
2 colheres de sopa de azeitonas verdes fatiadas
Pedacinhos e pimentão vermelho em conserva no azeite
1 cálice de vinho branco seco
1 colher de sopa de lemon pepper
1 cebola pequena cortada em pétalas
2 dentes de alho fatiados
1 colher de chá de páprica picante
1 colher de sopa de salsinha ou coentro
Azeite a gosto
Sal a gosto

Fazendo

Lave bem os lagostins, com cuidado para as garras (pinças) não que não se quebrem ou se separem do corpo deles. Coloque-os em uma panela com água o suficiente para cobri-los. Adicione o lemon pepper, o vinho, a páprica e um pouco de sal. Deixe ferver por 5 minutos e reserve.
Prepare o arroz do seu jeito. Cozinhe os cubinhos de cenoura e reserve.
Junte ao arroz, os cubinhos de cenoura e os demais ingredientes, com exceção do pimentão e da salsinha. Misture bem e disponha o arroz em uma frigideira grande. Arrume os lagostins sobre o arroz, juntamente com os pimentões regue com azeite e leve ao forno por 10 minutos. Finalize com as salsinhas e sirva imediatamente.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment