Monday, August 29, 2011

Faz Jambalaya papai!?

 
Certo dia, minha filha mais nova me fez um pedido inusitado. Queria comer jambalaya. Me assustei, pois como eu não havia feito até então, este prato, me surpreendi também, por ela saber da existência do mesmo.
Corri à estante e fui pesquisar alguma receita de jambalaya que pudesse ser prática e saborosa.
         Para quem não conhece, jambalaya é um prato típico da região sul dos Estados Unidos. É uma espécie de paella, típica de New Orleans e que faz parte da cozinha Cajun-creole. Louisiana é a cidade onde você encontrará vários restaurantes oferecendo este prato, que possui um aspecto rústico, misturando cubos de frango, rodelas de linguiça defumada em meio ao arroz de cor vibrante pelo açafrão.

New Orleans at night
A cozinha cajun-creole tem a marca da história da região de Nova Orleans pela presença de diferentes povos e culturas. Seus pratos mais representativos são o Gumbo - um ensopado com quiabo e camarões - e o Jambalaya, que pode ser feito na versão creole - com tomate -, ou no estilo cajun - sem tomate. Primeiro, em 1682, os creole - exploradores franceses – se instalaram em New Orleans, no século 18 eram os espanhóis que assumiam o controle da região e dominaram os acadians - habitantes de origem francesa, vindos da Nova Escócia e também chamados de cajuns pelos índios nativos. Começava então uma mistura de culturas. Vieram depois, os italianos da Sicília seguidos dos negros e mulatos refugiados do Haiti. Por último, chegaram os alemães. 


Dessa mistura de tradições surgiu a cultura creole. Ela influenciou a música com o blues e jazz. Mas também deixou sua marca na gastronomia. A cozinha cajun é conceituada como robusta, utilizando molhos mais escuros e gordura animal. A creole, é uma culinária mais refinada, à base de cremes, manteiga e tomate. As duas possuem características de cozimento longo e utilizam os mesmos temperos; cebola, salsão, pimentão, cebolinha e salsinha. E o prato típico da culinária creole é o Jambalaya, um prato com origem no estado do Louisiana que tem uma pitada da gastronomia espanhola, daí as semelhanças com as famosas paella.
A receita é do Chef Muran, mas dei um toque pessoal substituindo alguns ingredientes e adicionando outros, em conformidade com o paladar de minha “cliente”.


Ingredientes

500g de arroz carnaroli
80g de rodelas finas de lingüiça calabresa
60g de bacon bem picadinho
50 ml de azeite extra-virgem
50g de manteiga
60g de cebola picada
40g de alho picado
90g de pimentões vermelhos e amarelos, picados
50g de talos de salsão fatiados bem finos
50g de abobrinha picada
50g de berinjelas picadas
100g de peito de frango desfiado
200g de camarões médios, limpos, cortados em cubos
200ml de caldo de frango
200ml de molho de tomates
5g de orégano, 5g de pimenta da jamaica moída, 5g de curry
200ml de vinho branco seco
10g de folhas de manjericão
20g de salsinha picada
sal a gosto

Modo de fazer

Frite as rodelas de calabresa e os cubos de bacon na manteiga e no azeite, quando estiverem bem fritos, acrescente os legumes picados, tempere com as ervas e as pimentas, refogue os camarões e o peito de frango desfiado. Acrescente o caldo de frango e o vinho, o molho de tomate e adicione o arroz. Mexa bem e espere ficar cremoso. Acerte o ponto do sal e desligue o fogo, por último adicione as folhas frescas e misture.
E bom apetite!!!

3 comments:

  1. Isso deve ser ótimo mesmo!
    Nossa, como sua filha é esperta! Acho que seu eu receber um pedido desse de criança vou tomar um susto hehehe
    Beijos e boa semana para você!

    ReplyDelete
  2. Adorei a receita! Sou super fã do blog.
    Basílio Guerreiro

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Basílio!

      Grato pela sua visita ao blog. Espero que você aproveite bem nossas matérias.

      Abraços,

      Luiz - Cozinhando com Amigos

      Delete