Tuesday, August 9, 2011

Morangos balsâmico com sorvete de baunilha

 
   Quando eu ouvi pela primeira vez sobre morangos com aceto balsâmico e sorvete, eu fiquei realmente curioso sobre esta combinação, e achei que por me parecer tão estranho tinha que ser bom.
   Surpreendentemente, uma vez que você coloca o vinagre balsâmico xaroposo sobre o sorvete de baunilha, lembra o gosto de calda de chocolate. É como um sundae mais incrementado!
Como a maioria de nós, não está nadando em dinheiro, o ideal é usar um aceto mais econômico, mas sem perda da qualidade do sabor. Existem vinagres balsâmicos de boa qualidade que já vem espessos e xaroposos por conta própria, mas você pode conseguir essa consistência. Mas você também, pode fazê-lo. É fácil e você vai se sentir orgulhoso em poder dizer que fez sua própria redução de balsâmico.

Molho de redução de balsâmico

    Pegue uma garrafa de vinagre balsâmico e despeje a quantidade desejada em uma panela grande ou frigideira em fogo médio. Uma vez que o líquido foi reduzido em cerca de metade, deixe o vinagre esfriar. Verifique que o vinagre tenha ficado um pouco espesso, semelhante à consistência de um xarope.
    Voilá! Agora você tem a sua redução de vinagre balsâmico! Eu coloquei o meu de volta em na embalagem original e o armazenei em temperatura ambiente. Eu tenho visto algumas receitas que sugerem a adição de mel ou açúcar para a redução, mas eu já estou adicionando açúcar para os morangos e não quero exagerar. Outro detalhe, é que se você adicionar açúcar, voce deve armazená-lo na geladeira. O vinagre vai engrossar ainda mais, mas volta a seu estado mais líquido, uma vez que estará de volta à temperatura ambiente.
    Agora você está pronto para colocar tudo junto. A receita abaixo não deve ser seguida com rigor demasiado, já que realmente ele é baseado em sua preferência pessoal. Você pode adicionar mais açúcar, morangos talvez menos se você quiser.

Morangos balsâmico com sorvete de baunilha

Ingredientes

1 xícara de morangos
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de vinagre balsâmico reduzido
2 colheres grandes de sorvete de baunilha

Modo de fazer

    Lave os morangos e corte. Despeje o açúcar e o vinagre em uma tigela com os morangos. Deixe na geladeira por cerca de 10 minutos para deixar misturar bem os sabores. Mas se você não aguentar esperar pode pular esta etapa. Coloque os morangos em uma tigela sobre o sorvete de baunilha e cubra com um fio generoso de vinagre balsâmico ao seu gosto.
   Pronto! Uma sobremesa diferenciada que agradará seus convidados, com certeza!

2 comments:

  1. Luiz,
    Realmente é uma sobremesa bastante agradável!
    Adorei a receita de morangos balsâmico.
    Um abraço

    ReplyDelete
  2. Nossa, achei chique! Acho que deve ficar bom com outras frutas vermelhas, não?

    ReplyDelete