Tuesday, August 30, 2011

Pirarucu – Um prato exclusivamente brasileiro.

 
 
   É bem verdade que muitos dos leitores deste blog não conhecem este peixe, muito menos este prato tão saboroso e típico da bacia amazônica. Apreciado pelas populações ribeirinhas, o pirarucu é um peixe que pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar mais de 200kg.
    Sua carne suave é muito apreciada por sua semelhança com a carne do bacalhau, sendo conhecida como o “bacalhau brasileiro”, principalmente quando beneficiada seca e salgada. Praticamente sem espinhas, é preparada de diversas maneiras, gerando pratos saborosos e típicos da culinária regional; entre eles o pirarucu de “casaca”, pirarucu ao leite de côco e o pirarucu com azeite de côco e cuscuz de farinha d'água.

    Cozinhando com Amigos, traz 3 receitas que certamente farão sucesso quando voces as fizerem. Saibam um pouco mais a respeito deste peixe e bom apetite.

A Lenda

   Pirarucu era um índio que pertencia a tribo dos Uaiás que habitava as planícies de Lábrea no Sudoeste da Amazônia. Ele era um bravo guerreiro mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho de Pindarô, um homem de bom coração e também chefe da tribo.
    Pirarucu era cheio de vaidades, egoísmo e excessivamente orgulhoso de seu poder. Um dia, enquanto seu pai fazia uma visita amigável a tribos vizinhas, Pirarucu se aproveitou da ocasião para tomar como refém índios da aldeia e executá-los sem nenhuma motivo. Pirarucu também adorava criticar os deuses.
Tupã, o deus dos deuses, observou Pirarucu por um longo tempo, até que cansado daquele comportamento decidiu punir Pirarucu. Tupã chamou Polo e ordenou que ele espalhasse seu mais poderoso relâmpago na área inteira. Ele também chamou Iururaruaçú, a deusa das torrentes, e ordenou que ela provocasse as mais fortes torrentes de chuva sobre Pirarucú, que estava pescando com outros índios as margens do rio Tocantins, não muito longe da aldeia.
    O fogo de Tupã foi visto por toda a floresta. Quando Pirarucu percebeu as ondas furiosas do rio e ouviu a voz enraivecida de Tupã, ele somente as ignorou com uma risada e palavras de desprezo. Então Tupã enviou Xandoré, o demônio que odeia os homens, para atirar relâmpagos e trovões sobre Pirarucu, enchendo o ar de luz. Pirarucu tentou escapar, mas enquanto ele corria por entre os galhos das árvores, um relâmpago fulminante enviado por Xandoré, acertou o coração do guerreiro que mesmo assim ainda se recusou a pedir perdão.
   Todos aqueles que se encontravam com Pirarucu correram para a selva terrivelmente assustados, enquanto o corpo de Pirarucu, ainda vivo, foi levado para as profundezas do rio Tocantins e transformado em um gigante e escuro peixe. Pirarucu desapareceu nas águas e nunca mais retornou, mas por um longo tempo foi o terror da região.

 Vamos às  receitas?



Pirarucu de "Casaca"


   Este prato é bem interessante, mas voce encontrará diversas maneiras de fazê-lo, mas todos com o mesmo nome e creditando si a originalidade da receita. Cada família de Manaus tem a sua receita "original". Porém, escolhi essa da "Vovó Cristina", pelos ingredientes, pois a mistura de peixe com ameixa preta é um negócio fantástico. Provem!

Ingredientes

1 kg de pirarucu salgado
250g de farinha do uarini*
3 cebolas
4 tomates sem pele e sem sementes
pimenta de cheiro a gosto
raminho cheiro verde
1 pimentão sem sementes
200g de ameixa preta
10g de batata palha
100ml de leite de côco
1 dúzia ovos (pode ser de codorna)
4 bananas frita (melhor usar a banana da Terra)
100g de azeitonas verdes sem caroço
100g de ervilha
 
* A farinha de uarini é considerada o caviar do gênero das farinhas. Vem do município amazonense de Uarini, sendo a principal base da sua economia.
   No seu processo de produção, a mandioca amarela é colocada em água até apodrecer, quando então é chamada de Puba. Espremida, peneirada e depois bem seca, a farinha que dela se origina é apelidada de ova ou ovinha, dependendo do seu tamanho e por sua semelhança com ovas de peixe. Seus grãos são duros e precisam ser hidratados, para amolecerem, embora alguns amazonenses os comam in natura.
Mas voce pode usar outra, sem problema, como por exemplo a farinha d'água.

Modo de fazer

Escalde o pirarucu, deixe de molho para tirar o excesso de sal e escorra. Forre um tabuleiro com azeite e leve o pirarucu ao forno para assar por meia hora. Enquanto isso molhe a farinha do uarini no leite de côco, torre a farinha no forno também mexendo sempre nessa meia hora. Depois que retirar o pirarucu do forno você vai desfiá-lo como bacalhau. Corte todos os temperos e leve para refogar no azeite com o pirarucu desfiado. Aí vamos montar as camadas:
Primeiro coloque a farinha no fundo.
Em seguida o pirarucu refogado com os temperos cortados;
Coloque a banana frita aos pedacinhos;
Acrescente a ameixa preta intercalada;
Cubra com batata palha;
e novamente tudo de novo se optar por uma vasilha funda. No final decore com ovos de codorna.
Leve ao forno por mais 5 minutos em fogo alto. Sirva imediatamente.
 
 
 
Pirarucu ao leite de côco
 
 

   Essa receita é do Pedrinho Aguiar. Outra receita fantástica para um prato excepcional!

Ingredientes

1kg de pirarucu seco
500ml de leite de coco ou dois copos (médio) de leite de castanha da Amazônia
1 cebola (média)
1 maço de cheiro-verde (pequeno)
1 pimentão (médio)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 pimentas de cheiro

Modo de fazer

Corte o pirarucu em postas de tamanho médio. Lave e coloque de molho na água durante seis horas, trocando a água por três ou mais vezes, para tirar o sal do pirarucu. Retire as postas da água e escorra bem.
Refogue todos os temperos cortados em rodelas com o azeite e a pimenta de cheiro, que deve ser retirada depois. Junte o leite de coco ou o leite da castanha e acrescente as postas de pirarucu.
Deixe cozer pelo menos durante 15 minutos. Sirva quente e com arroz branco. 


Pirarucu com azeite de côco e cuscuz de farinha d'água 

 

    Essa receita até parece um prato marroquino, pela semelhança no uso da farinha d'água como se fosse um cuscuz. A receita é do Chef Rodrigo Oliveira , do Restaurante Mocotó e a foto é de Sheila Oliveira, para a revista Menu.

Ingredientes

800g de postas de lombo de pirarucu dessalgado
50g de azeite de coco
50 ml de azeite de oliva
20g de alho picado finamente
10g de pimenta dedo-de-moça picada finamente
50 ml de suco de limão-cravo
30 ml de cachaça
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para o cuscuz

500g de farinha d’água
100g de manteiga de garrafa
100 de jerimum em cubinhos
50g de cebola-roxa em cubinhos
50g de pimenta-cambuci em cubinhos
100g de tomate em cubinhos
100g de banana-da-terra em cubinhos
500 ml de água
Coentro fresco, sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Modo de fazer

Pirarucu:

   Doure o peixe na mistura de azeites, em fogo médio, e reserve. Na mesma frigideira, frite o alho e a pimenta, sem deixar queimar, e deglaceie a frigideira com o suco de limão e a cachaça. Retorne o peixe à panela e tempere com sal e pimenta.

Cuscuz:

   Aqueça a manteiga numa panela, em fogo médio, e refogue a cebola. Junte o jerimum e cozinhe por alguns minutos. Adicione a pimenta-cambuci, o tomate e a banana-da-terra, nessa ordem, e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire do fogo e junte a farinha, mexendo bem. Adicione água, tempere com sal e pimenta, misture e deixe descansar por 10 minutos. Após esse período, desmanche o cuscuz com uma colher e adicione o coentro fresco a gosto.

Dica do chef: para um sabor diferente, substitua a água do cuscuz pela mesma quantidade de caldo de legumes.

1 comment: