Monday, December 26, 2011

Purê de Batatas com Camarão e Lagostim


   Bom, essa receita não tem nada demais, a não ser a decoração que surpeende quado chega à mesa. Para quem gosta de crustáceos, esse prato com camarões e lagostins, acompanhou a receita anterior - Vermelho com Bananas-da-terra ao Forno.
   O trabalho é pouco e o grau de dificuldade de fazê-lo é fácil. 
  Talvez seus convidados possam ficar meio atrapalhados para comerem o lagostim com garfo e faca. Se no jantar você tiver com convidados mais formais, recomendo que retire as cascas dos lagostins (pode deixar uns três como decoração) e sirva somente a carne deles decorando alateral do purê. Mas se for um jantar mais informal, descontraído, mantenha eles inteiros. O pessoal poderá comê-los com as mãos, sem problema. Mas não esqueça de deixar guardanapos à vontade, para que seus convidados fiquem mais à vontade ao pegá-los.
   Para fazer o purê de batata, eu não usei manteiga, pois já que temos o camarão e o lagostim, não precisava aumentar o teor de gordura deste prato. Então, fiz da seguinte maneira...

Ingredientes

2kg de batatas
1,5kg de camarão limpos (tipo GG)
10 lagostins
sal com especiarias mediterrâneas
sal a gosto
salsinha picada
azeite extra-virgem
200ml de leite de côco

Modo de fazer

Descasque as batatas e cozinhe-as em água quente com sal, deixando-as bem macias. 
Amasse-as até formar uma massa de purê, colocando-a em uma panela grande. Leve ao fogo baixo e acrescente o leite de côco. Misture bem para obter uma mistura homogênea. Corrija o sal, se necessário. Reserve.
Em uma frigideira grande, coloque o azeite e frite os camarões aos poucos, para evitar formar caldo. Tempere com o sal e reserve.
Em uma panela com água quente, cozinhe os lagostins, temperados com o sal e as especiarias. Cozinhe por no máximo 10 minutos. Escorra a água e reserve.

Montagem do prato

Escolha uma travessa grande e espalhe o purê de batatas deixando um espaço na borda para a decoração. Coloque os camarões fritos sobre o purê. Finalize com os lagostins em volta do purê, deixando um ou dois sobre o prato. Coloque uma colher de sopa de salsinha picada sobre o prato e leve ao forno para gratinar, por 10 minutos.

Sirva como acompanhamento do Vermelho com Bananas-da-terra ao Forno.

Bom apetite!

2 comments:

  1. Vou providenciar os lagostins pra fazer quando minha filha e meu genro voltarem de viagem!!! Espetacular Luiz!! Parabéns como sempre!

    ReplyDelete
  2. Legal Lilian! Espero que vocês apreciem esta receita.
    Meus votos de um próspero Ano Novo a você a toda a sua família!

    Bjo.

    Luiz

    ReplyDelete