Wednesday, December 21, 2011

Sorvete de Amoras Negras

 

    Esta receita tem um apelo visual muito forte. A cor da amora negra é o destaque desta sobremesa que encanta de imediato quando vista. Não há quem resista. Na hora em que mostrei a foto no Facebook, de imediato choveram comentários a respeito da imagem e claro, pedidos de receitas. Nem é tão difícil assim. A base é a de um sorvete cremoso comum. 
   Neste período de festas de final de ano, é bom anotar esta receita, que pode acompanhar vários outras opções de sobremesa, ou simplesmente servir de opção para um lanche nas tardes de verão.

   Vamos à receita!?

Ingredientes

400g de amoras negras lavadas
2 gemas
1 xícara de creme de leite
1 xícara de leite integral
1/3 de xícara de açúcar
Suco de meio limão siciliano

Modo de fazer

Em uma panela (de cobre é a melhor) coloque as amoras, o suco de limão e o açúcar para esquentar até as amoras derreterem num caldo cor de magenta. Se as amoras estiverem bem maduras, isso pode levar de cinco a vinte minutos. Você acelerar o processo, esmagando-as com uma espátula. Corrija a quantidade de açúcar se necessário. Quando a mistura estiver com consistência de suco, passe tudo por uma peneira para se livrar das sementinhas. Reserve.

Numa vasilha separada, bata as gemas. Numa outra panela, esquente o creme de leite e o leite até quase ferver. Com a ajuda de um batedor de arame, lentamente incorpore o líquido quente às gemas, mexendo bem o batedor para não cozinhar as gemas. Volte toda a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente, até a mistura engrossar e virar um creme. Para saber o ponto certo, retire a espátula do creme e faça uma linha com o dedo: se a mistura não pingar de um lado a outro da linha, está no ponto. 

Adicione o suco das amoras ao creme e coloque na geladeira para esfriar, de preferência de um dia para outro. Finalize com algumas amoras ou uma folhinha de hortelã.

Bom apetite!

1 comment: