Wednesday, March 26, 2014

Chocolate, muito prazer!


     Chocolate. Ô palavrinha mágica que transforma sentimentos femininos, podendo passar da cólera eminente ao semblante de chegada ao estado de Nirvana. Um alimento originário da torrefação de uma amêndoa fermentada do cacau que mudou significativamente o hábito alimentar da Europa entre os séculos XVII e XVIII; principalmente por neste continente não ser possível o cultivo desta espécie.
     Mais do que um simples doce, um pretinho básico que é um presente dos tempos modernos, que faz a alegria do público feminino – às vezes mais do que um buquê de flores; o que causa estranheza ao público masculino que não entende essa predileção. E se perguntam por que elas gostam tanto de chocolate?
     Segundo Cynthia Boscovich, psicóloga e psicanalista, a culpa é de TPM! Isso mesmo. Segundo ela, as alterações do ciclo menstrual oscilam o humor feminino, aumentando as sensações de depressão e ansiedade. “O consumo de chocolate aciona áreas do cérebro responsáveis por elevar a endorfina, hormônio responsável pelo prazer. Assim, a delícia é capaz de aumentar a sensação de prazer, bem-estar e ainda viciar! Justamente pelo chocolate liberar a produção do neurotransmissor, é que é possível viciar em chocolate. A serotonina estimula o cérebro e assim, pode causar aquela sensação de “quero mais’”, afirma.


     Uma equação bioquímica que pode ser bem administrada em uma DR (discutir a relação), não acham? Uma caixinha de chocolates estrategicamente colocada próximo a sua parceira, pode lhe conceder vantagens inimagináveis na sua absolvição.
     Saiba também, que a ingestão de 25 g de chocolate amargo ou meio amargo, por dia, pode trazer benefícios à saúde. Cada 100 g de chocolate contêm 600 mg de feniletilamina (PEA), um estimulante parecido a dopamina e a epinefrina, substâncias naturalmente produzidas pelo organismo que também são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
     Segundo a nutricionista Oligo Flora, o cacau (principal componente do chocolate) contém flavonoides, grupos metabólicos que podem melhorar a saúde cardiovascular, incluindo a redução de danos ao endotélio vascular (controle do fluxo sanguíneo) promovidos pela oxidação do colesterol LDL, assim como a redução da tendência à agregação plaquetária”.


     Estudos recentes, realizado na Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), comprovaram que o chocolate ajuda a emagrecer. Os pesquisadores entrevistaram 1.081 pessoas de 20 a 85 anos analisando a ingestão de calorias e o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada voluntário. Ao longo do estudo, pode-se se destacar que o doce favorece a pressão sanguínea e nível do colesterol, além de diminuir os valores do IMC.
    E se você consumi-lo em jejum, o chocolate ameniza a produção de cortisol, hormônio que estimula a retenção de líquido e o acúmulo de gordura no abdômen. Bom, né? Mas não exagerem, pois 20 g por dia já são suficientes para aproveitar os benefícios. Ou seja, chocolate na medida certa ajuda a prevenir ruguinhas, além de doenças cardíacas e alterações no sistema nervoso. Mas não vá trocar sua atividade física por uma barrinha de chocolate, viu!?

1 comment: