Tuesday, March 11, 2014

O melhor molho de tomate é do meu pai!

Photo by http://oneheartsblog.blogspot.com.br/

Minha filha mais nova, diz que faço o melhor molho de tomate que ela conhece. É claro, que este elogio não me envaidece, nem me faz acreditar que seja verdade. Um simples molho caseiro, que dá um pouquinho de trabalho, uma vez que a concorrência industrial é forte e em qualquer bom mercado você encontra molhos de diversas marcas de boa qualidade e o principal – algumas delas não contêm conservantes, corantes e outros “antes” indesejáveis.
Como eu disse, um molho caseiro, que leva poucos ingredientes, mas que o tempo de cozimento talvez faça a diferença no apuro do sabor. Uma lembrança que tenho de ouvir algumas “nonas” paulistas, lá do bairro do Bexiga, em São Paulo. Tempo e paciência, são ingredientes fundamentais para um molho de tomate de sucesso ou que pelo menos sua filha mais nova guarde na lembrança como o melhor de sua vida.

Ingredientes

2 kg de tomates frescos e bem maduros
6 dentes de alho fatiados
2 cebolas grandes cortadas em pedaços pequenos
1 litro de água quente
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 colher se chá de páprica picante
1 colher de café de canela em pó
Azeite extra virgem (0,5% de acidez)
Sal

Fazendo

Coloque os tomates em uma panela com água quente e deixe cozinhando até que solte as peles comecem a se soltar. Coloque-os em uma vasilha com água gelada, pois facilita a retirada da pele.
Retire as peles do tomate, corte-os ao meio e retire as peles e com uma colherinha, retire também as sementes. Em seguida, pique-os e reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite e frite as cebolas e o alho fatiado até dourarem. Acrescente os tomates e deixe fritando até que se desmanchem, misturando-os aos demais ingredientes. Coloque a água quente e o restante dos temperos. Mexa bem e deixe cozinhando em fogo baixo por aproximadamente 1 hora, mexendo de vez em quando para não embolar. Tempere com o sal a seu gosto e sirva a seguir.

2 comments:

  1. Fugindo totalmente do assunto: E ESSA COLHER DE PAU????? Coisa mais linda que já vi!!!
    Tem cara de feira artesanal, mas será que não? Será que eu tenho chance de comprá-la em algum lugar dessa internet de Deus?

    ReplyDelete
    Replies
    1. É possível "Anonymous"! A internet é uma vitrine onde se encontra muita coisa. Boa sorte!

      Delete