Sunday, December 26, 2010

Salmão de Ano Novo

Ano Novo aproximando-se e em casa teremos uma opção diferenciada para a ceia. Mais uma vez fugirei dos tradicionais pratos de aves e suínos e prepararei uma nova (nem tanto assim) opção para um um início de ano mais light – lá vamos nós nos comprometendo em aliviar o peso na balança da farmácia.
Como estamos próximos ao mar e o calor favorece a um prato mais leve, nada melhor do que preparar um salmão assado com mousseline de batata baroa.
Vamos as receitas:

Salmão
Ingredientes:
2 filés grandes (+/- 2kg)
Alcaparras (2 colheres e sopa)
4 talos de salsão
4 cebolas-roxa médias
4 talos de alho-poró
1 colher chá de pimenta-rosa
Sal a gosto
Meio copo de vinho branco seco (150ml)
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem

Modo de preparo:
Lave os filés em água fria. Enxugue-os com papel-toalha e reserve. Faça o mesmo com as alcaparras para tirar o excesso de sal. Enxugue-as e reserve.
Corte a cebola-roxa em fatias bem finas. Faça o mesmo com os talos do salsão e do alho-poró. As folhas do salsão devem ser destacadas e reservadas.
Em uma tigela, misture a cebola, as alcaparras, o alho-poró, as pimentas-rosas e o sal. Misture bem. Acrescente o azeite e o vinho branco.
Pegue os filés e ponha-os em um saco para assar. Coloque o tempero e deixe marinando por cerca de 40 minutos.
Em uma forma refratária baixa, unte o fundo com azeite. Pegue os filés, escorra o molho e reserve. Deite os filés na forma e leve-os ao forno à uma temperatura de 180Cº, por aproximadamente 25 minutos.


Musseline de Batata Barôa
Ingredientes:
01 Kg de Batata barôa
150 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Sal
Pimenta do reino branca moída na hora
Noz moscada

Modo de Preparo:
Descasque a batata barôa, corte em rodelas e cozinhe em pouca água. Após o cozimento (ficar macia), passe pela peneira fina, fazendo um purê.
Volte com o purê ao fogo baixo e adicione o creme de leite fresco e a manteiga, mexa bem para incorporar, tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada, mexa novamente, experimente e corrija o tempero, quando começar a ferver desligue o fogo.

No comments:

Post a Comment