Tuesday, June 3, 2014

Bolo de Carne Recheado com Mix de Legumes


Todo cozinheiro ou cozinheira sabe como é bom ter uma boa biblioteca com temática culinária. Qualquer dúvida vai lá e busca uma boa receita. Alguns, hoje em dia, têm a seu favor, a facilidade de “São Google”; ou seja, basta dar um clique e pronto! Eis que surge a resposta do que estávamos procurando.
Mas tem horas que o bom mesmo é buscar inspiração e criar ou lembrar de receitas que a gente já fez e que além de serem simples, sempre fazem sucesso.
Olha que comidinha do dia a dia, não é mole não! Fazer um prato de fim de semana, mais elaborado, eu acho até mais fácil, pois a gente tem tempo para se organizar, comprar os ingredientes e coisa e tal. Mas ali, na lida da semana, estabelecer um cardápio diário, nem sempre é fácil. As donas de casa e cozinheiras de plantão é que sabem, não é mesmo?
Pois bem, mais uma vez me encontrei nesta situação e fazer algo rápido e simples foi o desafio do dia. Ontem tivemos rabada no almoço. Já estava previsto e só sobraram os ossinhos para os cachorrinhos. Hoje, fiz algo diferente: Bolo de carne recheado com legumes.
Como sempre a turma do #cadêareceita se manifestou e rendendo-me a solicitação, aqui estou para atendê-la. Copiem, por favor.



Ingredientes

2 kg de carne moída (patinho, de preferência)
1 cebola grande picada
1 colher de sopa de alho desidratado
1 colher de sopa de lemon pepper
1 colher se sopa de folhas de hortelã
1 pitada de pimenta síria (opcional)
200 g de mix de legumes picados
200 g de queijo parmesão ralado
Azeite extra virgem a gosto
Sal a gosto
Cebolinha picada para finalizar

Fazendo

Coloque para cozinhar o mix de legumes. Reserve. Misture com a carne, a cebola picada, o alho, o lemon pepper, a pimenta síria, a hortelã, o sal. Em uma forma refratária, cubra o fundo com azeite. Divida a carne moída em duas partes e faça uma primeira camada servindo de base. Cubra a camada com o mix de legumes cozidos e o queijo parmesão. Com a carne restante cubra a camada de legumes, cobrindo a travessa com uma folha de papel alumínio.
Leve ao forno pré-aquecido a 230ºC e deixe assando por 40 minutos. Retire o alumínio e diminua o fogo, deixando assar por mais 20 minutos. Se formar muito caldo, retire um pouco para não ficar seco.
Finalize com a cebolinha e uma porção generosa de queijo parmesão. Sirva imediatamente.

No comments:

Post a Comment