Wednesday, June 4, 2014

Dicas para comer certo - Elibia Portela


É sempre uma satisfação visitar a página no Facebook de Elibia Portela, cozinheira baiana, que há 32 anos vem nos ensinando pela TV, diversas receitas e outros assuntos relacionados a culinária. Por conta disto, selecionei o texto que se segue, publicado em sua página, trazendo algumas dicas de como comportar-se à mesa quando formos comer alguns tipos de pratos. Dicas fundamentais, feitas apor meio de pesquisas e estudos de Elibia em suas visitas virtuais, e que tenho certeza, serão bem úteis a vocês. Vamos ao texto?

    Alguns alimentos a primeira vista, apresentam pequenas dificuldades que nos deixam muitas vezes embaraçadas. No entanto, tudo é muito fácil e simples, e a regra, como sempre é ditada pela lógica e pelo bom senso.
   De uma maneira geral, em refeições formais, há talheres para tudo: a não ser o pão, raramente se toca o alimento comas mãos. Se isso for necessário, certamente virá uma lavanda para lavar a ponta dos dedos.


Aspargos como entrada – mais formalmente, usar o garfo para cortar e levar a boca. Informalmente, segurar com os dedos, passar no molho e leva-los à boca sem uso de talheres. De qualquer forma, comer só a parte mais tenra.


Alcachofra – tirar as folhas uma a uma, passar no molho e raspar entre os dentes, comendo apenas a parte “carnuda”. Ir colocando as folhas organizadamente no prato. Quando acabarem as folhas, retirar os fios do miolo com auxílio da faca e comer com o garfo. Em refeições formais serve-se apenas a parte central, o “coração” da alcachofra.


Ostras e mariscos – segurar a concha com a mão, firmando-a no prato. Soltar o molusco com auxílio do talher próprio ou comer com o talher de peixe. Temperar a gosto e comer com o garfo. Pode-se beber o molho que resta na concha, levando-a diretamente à boca. Organizar as conchas vazias no prato.


Escargots – somente devem ser servidos em travessinhas especiais e com talheres próprios (pinça e garfinho). Com a pinça na mão esquerda, segura-se o caramujo. Com o garfinho na mão direita, retira-se o molusco de dentro. O molho que fica na travessa pode ser comido embebendo-se com pedacinhos de pão.


Consomé – é servido em taça, espécie de xícara com duas alças. Tomar tudo com a colher própria ou com uma de sobremesa. Pode-se também tomar apenas algumas colheradas e depois beber o restante aos goles, levando-se à taça à boca, segura pelas duas alças. Senão estiver sendo usada, a colher descansa no pratinho.


Frango a passarinho e costelinhas – não devem figurar em cardápios formais. Comer pegando cada pedaço com a mão. Nunca se deve usar talher.


Massas de fios – (espaguete, talharim, fusile, etc.) comer com o garfo de carne, sem usar a faca. Pegar poucos fios (com a ponta do garfo de encontro ao prato) e ir girando de forma que fiquem enrolados nos dentes do garfo e assim vão à boca.


Saladas e legumes – usa-se apenas o garfo. A faca poderá auxiliar para dobrar as folhas da alface, nunca para cortar.


Lagosta – quando já vier em pedaços, usa-se o garfo de peixe. Em refeições informais pode ser servida com a casca. Nesse caso, são necessários talheres especiais: uma espécie de alicate (que quebra as pinças da lagosta) e um garfinho especial de dois dentes, que é introduzido dentro das patas e das pinças para ir buscar a carne que se aloja ali.


Sobremesas – cremes, pudins e sorvetes, são comidos com a colher. Tortas e bolos, com o garfo. Às vezes é necessário usar ambos, como no caso de frutas em calda, em que o garfo serve para fixar a fruta e a colher para cortar e comer.


Frutas de casca e de polpa cremosa – (caqui, mamão, figo, fruta- do-conde, etc.) podem vir com a casca e são comidas com colher. Se houver caroços, devolvê-los à colher e depois ao prato. Banana, informalmente, é comida à boa moda brasileira, abrindo-se a casca com a mão, segurando-se em uma das extremidades e puxando-se cada pedaço de casca para um lado. Comer dando pequenas dentadas. Pode-se também deitá-la no prato, separar as extremidades, fazer um corte com a faca no sentido longitudinal, abri-la e ir cortando com o garfo em pedacinhos levando-os um a um à boca.



Frutas de casca e de polpa dura – (maçã, pêra, goiaba, etc.) são cortadas em pedaços, como se fossem gomos. Segurar cada pedaço com o garfo, levantando-o do prato enquanto se descasca; redividindo-o, a seguir em bocados menores e levando-os um a um à boca, espetados no garfo.


Frutas difíceis de descascar – (laranja, abacaxi, manga, melancia, melão, etc.) devem vir à mesa, já descascadas, cortadas em fatias ou pedaços. Comê-las com garfo e faca.


Frutas pequenas de casca e caroço – (uva, nêspera, ameixa, cereja) são comidas uma a uma com a mão. Caroços e cascas podem ser devolvidos ao prato com, a mão ou com a colher.


Frutas pequenas sem casca – (morango, framboesa, etc) são comidas com colher e, se preciso cortá-las, com o auxílio de garfo. Morangos podem vir com o cabinho, ao natural: pegá-lo com a mão pelo cabo, leva-lo à boca e devolver o cabo ao prato.


Saladas de frutas – devem ser cortadas em pedaços bem pequenos; comê-las com uma colher.

No comments:

Post a Comment