Monday, June 2, 2014

Lactarius indigo - um cogumelo exuberante e comestível


      Fazendo uma pesquisa sobre cogumelos, encontrei este da foto acima - Lactarius indigo; um exemplar raro que além de ter uma cor exuberante, também é comestível.
   Busquei algumas informações a respeito e encontrei no Wikipédia a descrição detalhada. Agora minha busca será encontrar no Brasil, quem comercialize-o e depois incorporá-lo a alguma receita brasileira. 

    Lactarius indigo é um fungo da família de cogumelos Russulaceae. Pode ser facilmente distinguido dos outros integrantes do gênerodevido a sua característica cor azul. A espécie forma corpos de frutificação cujo tronco mede até 6 cm de altura. O píleo, o "chapéu" do cogumelo, é inicialmente convexo e com as margens enroladas para baixo, mas quando o fungo amadurece ele adquire um formato semelhante a um funil. Pode atingir 15 cm de diâmetro e sua superfície, pegajosa ao toque, tem faixas concêntricas com diferentes tons de azul. A face inferior do chapéu apresenta as lamelas. Inicialmente azuis, com o passar do tempo ficam mais pálidas e manchadas de verde pelo látex que escorre quando são danificadas.

     A espécie foi descrita pela primeira vez em 1822 por Lewis von Schweinitz. A princípio batizada de Agaricus indigo, teve seu nome modificado para o atual em 1838 pelo sueco Elias Magnus Fries, considerado o "pai da micologia". O epíteto específico "indigo" é derivado da palavra latina que significa "azul índigo", uma referência à cor predominante do cogumelo. Vários nomes populares do fungo também remetem a esta característica, a exemplo de blue milk mushroom em inglês, e hongo azul em espanhol. A cor lhe é conferida pela presença do pigmento azuleno.
    L. indigo é um cogumelo comestível, mas devido à textura granular da carne e sabor um pouco amargo e picante, sua qualidade gastronômica é considerada por alguns especialistas como "medíocre". Ainda assim, é um dos fungos mais tradicionais utilizados naculinária mexicana. Fica melhor preparado quando o cogumelo é cortado em fatias finas, e espécimes com grandes quantidades de látex podem ser usados para dar cor a marinadas. A cor azul desaparece com o cozimento e o fungo se torna acinzentado.
     Na natureza, pode ser encontrado em todo o sul e leste da América do Norte, mas é mais comum ao longo da Costa do Golfo dos Estados Unidos, México e Guatemala.Também já foi coletado na China, Índia e França. Tal como um típico fungo micorrízico, forma uma relação simbiótica com várias espécies de árvores, especialmente betuláceas e pinheiros. Os cogumelos crescem sobre o solo de florestas, espalhados ou em grupos. Também são comumente vistos em áreas de planícies inundadas. Pode ser facilmente distinguido dos outros integrantes do gênero devido a sua característica cor azul. 
     A espécie forma corpos de frutificação cujo tronco mede até 6 cm de altura. O píleo, o "chapéu" do cogumelo, é inicialmente convexo e com as margens enroladas para baixo, mas quando o fungo amadurece ele adquire um formato semelhante a um funil. Pode atingir 15 cm de diâmetro e sua superfície, pegajosa ao toque, tem faixas concêntricas com diferentes tons de azul. A face inferior do chapéu apresenta as lamelas. Inicialmente azuis, com o passar do tempo ficam mais pálidas e manchadas de verde pelo látex que escorre quando são danificadas.
     Na natureza, pode ser encontrado em todo o sul e leste da América do Norte, mas é mais comum ao longo da Costa do Golfo dos Estados Unidos, México e Guatemala.Também já foi coletado na China, Índia e França. Tal como um típico fungo micorrízico, forma uma relação simbiótica com várias espécies de árvores, especialmente betuláceas e pinheiros. Os cogumelos crescem sobre o solo de florestas, espalhados ou em grupos. Também são comumente vistos em áreas de planícies inundadas.


     Sua "tinta" índigo pode ser utilizada no tingimento de tecidos e fibras, sendo uma excelente opção na confecção de peças de vestuário ou produtos artesanais que usem tingimentos orgânicos.
      Agora que já conhecemos um pouco deste belo exemplar de fungo, que tal utilizá-lo em sua próxima receita ou mesmo na confecção de algum produto artesanal?

3 comments:

  1. Boa Tarde Luiz, eu queria saber se da para fazer corante natural azul com este cogumelo para utiliza-lo em receitas

    ReplyDelete
  2. Boa Tarde Luiz, eu queria saber se da para fazer corante natural azul com este cogumelo para utiliza-lo em receitas

    ReplyDelete
  3. Buenas Fabio!
    Sinceramente, não tenho como afirmar isto. Como esta espécie não é endêmica no Brasil, não tenho como lhe afirmar se o custo para obtenção de tintura se justificaria. Continuemos a pesquisar.

    ReplyDelete