Tuesday, December 14, 2010

Polvo a Rubaiyat


Desta vez, trago a receita de um prato, que mesmo para os apreciadores de sushi, este está em um patamar de degustação, digamos assim, mais graduado. Afinal, nem todos gostam de comer polvo. Seja pelo seu visual “gosmento” quando exposto na banca da peixaria, seja pelo imaginável grau de dificuldade de seu preparo.
No momento que superamos ambas sensações e aceitamos o desafio de prepará-lo, nos deparamos com um prato saboroso e de variadas combinações para degustação.
Testei a receita a seguir e posso garanti-los que é uma boa opção para fazermos no Natal, fugindo da mesmice de perus, pernis, chesters e outros pratos de origem européia que nem sempre combinam com nosso verão.
Este prato é servido no restaurante Rubayat, em São Paulo.
Então, vamos a receita e bom apetite!

Ingredientes:

Tapenade
5 g de alcaparra em conserva
5 g de anchova em conserva
20 g de azeitona preta sem caroço
1 colher (sopa) de azeite extravirgem

Molho
4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 colher (café) de páprica doce
1 colher (café) de páprica picante

Polvo
1 polvo de 3 kg a 4 kg
1 cebola média
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
4 colheres (chá) de maionese
4 colheres (café) de alho moído
4 batatas assadas inteiras com a casca
1 maço de agrião
Sal a gosto
 
Modo de preparar

Tapenade*
Lave bem a alcaparra e a anchova para retirar o excesso de sal. Acrescente a azeitona, pique tudo muito bem e adicione o azeite. Misture e reserve.

Molho
Misture o azeite às pápricas. Reserve.

Polvo
Limpe o polvo, virando a cabeça. Retire a boca, que fica por baixo da cabeça. Leve ao fogo uma panela de cobre ou de aço inoxidável com bastante água. Quando a água ferver, mergulhe o polvo e retire-o rapidamente. Faça isso três vezes seguidas para quebrar as fibras existentes nos tentáculos.
Coloque sal a gosto e deixe cozinhar por cerca de 40 a 50 minutos na água fervente com uma cebola inteira, que será descartada depois do cozimento. Retire o polvo da panela, corte os tentáculos um a um e leve-os ao forno em uma panela ou travessa de ferro quente com o azeite para dourar. Terminado esse processo, viram-se todos os tentáculos para dourar o outro lado.

Montagem
Em cada prato, coloque 1 colher (chá) de maionese com 1 colher (café) de alho. Assente 1 batata sobre essa mistura. Por cima, disponha dois tentáculos de polvo, e, ao lado, folhas de agrião e 1 colher (chá) de tapenade. Regue os tentáculos com 1 colher (sopa) de molho de páprica. Sirva em seguida.

Este prato serve a 4 pessoas.

*Tapenade - Pasta típica da região francesa de Provence, utilizada como condimento ou acompanhamento de pratos, ou simplesmente para passar no pão. 

3 comments:

  1. José Neto - JDrinksDecember 15, 2010 at 5:53 PM

    Kibe

    Isso que é provocação ...

    vamos lá

    ReplyDelete
  2. Kibe uma pergunta,o polvo quando vai ao cozimento de 40 a 50 não leva sal?
    Gostei da sugestão,já que se trata de frutos do mar,já estou salivando.

    Abç.
    Mario.

    ReplyDelete
  3. Mário,

    Bem lembrado. Bom saber que alguém estava atento aos detalhes...rsrsrs. Durante o período de cozimento coloque sal a gosto (se preferir dar um aroma/sabor adicional - coloque fatias bem finas de salsão (aipo) durante o cozimento).

    Ah! Use um babador....kkkk.

    ReplyDelete