Sunday, July 8, 2012

Pargo ao Molho Jerk


Esta semana que passou, estive estudando um pouco da comida caribenha; e vi a similaridade que ela possui com algumas receitas brasileiras, especificamente com a comida baiana. A utilização da pimenta na maioria dos pratos é o que chama a atenção, e para quem não está acostumado, recomendo nem experimentar, pois o “calor” das receitas faz qualquer um chegar as lágrimas.
Interessante é que tenho visto muitos chefs e cozinheiros usando a pimenta-do-reino em quase tudo que fazem; seja peixe, frutos do mar, frango, carne e até saladas, a pimenta-do-reino está lá, fazendo parte dos ingredientes.
Decididamente, em um país tropical como o Brasil, a “exclusividade” do uso da pimenta em pó, me causa surpresa, pois podemos utilizar uma variedade de pimentas, saborosas, ardidas, de aromas que enriquecem o tempero de uma receita, enfim, tudo a ver com o que as receitas do Caribe utilizam.
Existe um molho, originário da Jamaica, pouco conhecido por aqui, o molho Jerk; e é sobre a utilização dele que escrevo hoje aqui, e que por incrível que pareça, a receita não tem pimenta-do-reino. Mas já me disseram que alguns colocam. Desnecessário, digo eu; porque as que fazem parte da composição deste molho, já estão na medida certa para que não mascarem o prato principal.
Escolhi o pargo, por eu gostar de preparar peixe (como alguns de vocês já puderam comprovar), mas você também pode escolher um outro tipo de carne (recomendo um bom assado de filé mignon suíno). A receita de hoje é Pargo ao Molho Jerk. Anotem.

Ingredientes

O molho
8 dentes de alho
6 cebolas pequenas picadas
½ xícara de chá de açúcar mascavo
4 pimentas-dedo-de-moça (sem sementes)
1 colher de sopa de  páprica picante
1 colher de sopa de tomilho desfolhado
1 colher de café de canela em pó
½ colher de café de noz-moscada
2 colheres de sopa de molho de soja
Sala a gosto

O peixe
4 pargos inteiros de 400 g aproximadamente

Fazendo

O molho
Misture os ingredientes em um bowl e acerte o sal. Bata a mistura em um liquidificador e guarde-a na geladeira (ele dura até 2 semanas).

O peixe
Coloque os peixes em uma travessa refratária e pincele-os com o molho jerk, deixando marinar na geladeira por cerca de 2 horas. Passado esse tempo, cubra a travessa com papel-alumínio e asse em fogo pré-aquecido, a uma temperatura de 180ºC, por cerca de 15 minutos. Sirva em seguida.

No comments:

Post a Comment