Tuesday, July 31, 2012

Risoto com ervas finas e nozes

Foto by www.eternosprazeres.com


O frio, este ano, está durando mais do que o previsto; pelo menos assim parece, pois boa parte da população da região sudeste e sul, tem sentido isso no dia a dia. As pessoas parecem cebolas, de tanta roupa que precisam vestir para fazer frente às baixas temperaturas deste “inverno tropical”.
Algumas regiões do sul do país aproveitam para faturar com o turismo, onde cidades como canela, Gramado, São Joaquim entre outras, recebem um bom número de turistas que aproveitam para visitar cidades que tenham possibilidade de receber geadas.
É claro, que quanto mais frio, aumenta nossa disposição de comer pratos com mais calorias. Desde os cafés coloniais tão famosos até mesmo aos assados (ou churrasco, como é conhecido na maioria do país). Os caldos e sopas também fazem sucesso; mas, tem um prato que é saboroso em qualquer época. O risoto. Ahhhhh! Vai me desculpar, é um prato que também serve como acompanhamento, mas tem receitas em que ele passa a categoria de principal e torna-se soberano à mesa. Não precisa de mais nada. Ele se basta!
Os ingredientes, naturalmente são calóricos. Afinal, para aguentar esse frio que anda fazendo, não é para qualquer um.
Combinações como sempre, são quase infinitas, existem vários livros com receitas só de risotos e muita gente tem a receita da nona ou da mamma que traz para si títulos, tais como: insuperável, único, especial, ninguém faz igual; e tantos outros adjetivos superlativos.
Apesar desta variedade de risotos, atrevo-me a apresentar uma receita que me agrada muito e realmente, não é muito comum encontrá-la em restaurantes ou mesmo no caderno de receitas da mama: Risoto com ervas finas e nozes. Um risoto simples, nutritivo e para quem gosta de sentir contraste no paladar, encontrará nesta receita, motivo suficiente a mais para adicioná-la à sua lista de delícias; só que desta vez, você poderá servir seus amigos e parentes com um prato feito por você. Anotem!

Ingredientes

2 colheres de sopa de cebola ralada
1 colher de sopa de azeite
500 g de arroz arbório ou carnaroli
100 ml de xícara de chá de vinho branco seco
400 ml de caldo de galinha ou de legumes
4 colheres de sopa de manteiga
50 g de nozes picadas grosso
2 colheres de sopa de ervas aromáticas frescas picadas (alecrim, sálvia e manjerona – ou outras de sua preferência)
Pimenta-do-reino em grão, de preferência moída na hora (opcional)
50 g de queijo parmesão ralado (recomendo um grana padano)

Foto by receitariasp.blogspot.com.br

Fazendo

Em uma panela, doure a cebola no azeite. Quando estiver dourada, junte o arroz e cozinhe até que os grãos estejam bem brancos, mexendo sempre. Acrescente o vinho e deixe ferver, mexendo de vez em quando, até que evapore. Adicione um copo de caldo e mexa sem parar para o arroz absorver o caldo. Repita a operação até terminar o caldo. Cozinhe o risoto de 15 a 20 minutos ou até que o arroz fique al dente, mexendo de vez em quando. À parte, derreta metade da manteiga e doure ligeiramente as nozes. Adicione as ervas aromáticas e refogue-as somente 1 minuto, mexendo sempre, para que desenvolvam todo o aroma. Atenção! Tome cuidado para que não torrem e amarguem a preparação. Quando o arroz estiver al dente e cremoso, apague o fogo e adicione o refogado de nozes, a manteiga restante, o queijo ralado e a pimenta-do-reino (a gosto) e misture bem. Tampe a panela e deixe descansar de 2 a 3 minutos. Sirva em seguida.

Observação: Se você quiser um risoto mais cremoso e mais suave, quando juntar as nozes, adicione meia lata de creme de leite e misture até o arroz ficar com uma consistência bem homogênea.

No comments:

Post a Comment