Sunday, September 2, 2012

A Arte e a Gastronomia - Passeando em Pirenópolis, Goiás.



    Como nossos leitores já perceberam, aqui no blog não tem somente matérias sobre receitas; também gosto de escrever sobre outros assuntos que estejam ligados ao universo gastronômico. Dentre eles, têm assuntos sobre utensílios, música, nutrição, saúde, artes em geral – pintura, cinema, poesia, esculturas, cerâmica – e outros.
      Semana passada, estive na cidade de Pirenópolis, em Goiás e conheci uma ceramista que tem um trabalho muito bonito. Seu nome é Cristina Galeão. Artista plástica, que investiu na carreira de ceramista, trocando o planejamento cartesiano de Brasília, pela singeleza de uma cidadezinha histórica do interior de Goiás.
       É em Pirenópolis, que Cristina tem seu atelier junto com sua loja, que recebe o sugestivo nome de Adobe. Os dois se integram em um só terreno, aonde acolhe também, de forma harmoniosa um belo jardim e a casa onde mora com seu marido e filhos.



      Ao entrar na loja, é difícil você escolher uma ou duas peças. Dá vontade de pedir para fechar a loja e embrulhar todas, pois fica difícil escolher a mais bonita. Algumas estão acondicionadas em originais embalagens, tornando-as um presente original e de bom gosto.

 

 


Cristina nos convida a conhecer o interior da loja, que se estende por um corredor onde se chega a uma típica cozinha do interior do Goiás. Os detalhes impressionam, pelo bom gosto e pela simplicidade das cozinhas "caipiras. Utensílios comumente encontrados nestas cozinhas típicas, fazem parte do cenário original, de onde podemos ver pelas janelas, a natureza saudando quem ali se encontra.



           



Passando pela cozinha, chegamos a um quintal, que na verdade é um lindo jardim. Bromélias,orquídeas, filodendros, antúrios, begônias, cactos e leguminosas, e muitas outras espécies de plantas, induzem o visitante a pensar que está em um mini-jardim botânico.


Assim é a Adobe, a loja de Cristina Galeão, que Cozinhando com Amigos teve a grata satisfação de conhecer esta artista e entrevistá-la.

............o...............

Cristina, como surgiu a ideia de trabalhar com cerâmica? Em que ano foi isso?
Quando vim morar em Pirenópolis em 1996,com o apoio do meu marido, aos poucos fui construindo meu ateliê e um antigo sonho foi se concretizando. Desde a época de estudante de artes na UnB pensava em ter um espaço onde pudesse conciliar o  trabalho de educação com jovens com o fazer cerâmico.

  
Percebi que suas peças são bem originais, mesmo algumas sendo utensílios do dia a dia. Como é este processo de criar peças dando um toque diferenciado?
Gosto de pensar a arte ligada as coisas do cotidiano, trazer cores e grafismos para utensílios, potes, canecas, ladrilhos e descobrir a alegria das pessoas que compram e usam me faz mais feliz.

  

 

Quem mais trabalha com você? Tanto na fabricação das cerâmicas quanto das embalagens.
Tenho um grupo com3 jovens que trabalham comigo no ateliê e uma parceria com o núcleo artesanal de reciclagem Arte e Conquista que desenvolvem embalagens a partir  de materiais reaproveitados ou reciclados.


Você expõe suas peças fora de Pirenópolis? Onde?
Sim, em Brasília, no evento "Poucas e Boas" e em São Paulo, em algumas lojas de decoração.


Quem é o público que frequenta sua loja?
Arquitetos, decoradores, designers, turistas brasileiros e estrangeiros.


Depois desta matéria, se alguém quiser conhecer mais, o trabalho de Cristina Galeão, terá de ir até Pirenópolis e visitar sua loja, que fica no seguinte endereço: 
Rua Pirineus, 67 – Centro Histórico – Pirenópolis (Goiás - Brasil). 
A loja funciona de segunda a sexta, das 14h às 18h; nos sábados, das 9h às 21h; e domingo, das 9h às 18h.

Bem amigos, chegamos ao fim de nossa visita, satisfeitos por fazermos mais uma amiga, que com seu talento e criatividade, transforma a argila em arte.
Desejamos a todos, bom passeio e boas compras!

No comments:

Post a Comment