Tuesday, November 27, 2012

Mititei - uma receita da Romênia


        Quem conhece a kafka dos árabes não vai estranhar nem um pouco esta receita, pois ela é bem parecida na sua forma de fazer e na utilização de seus ingredientes. É um prato romeno, que tive a oportunidade de conhecer ao ler a receita da romena Edith Gillon, no livro Cozinha dos Imigrantes – memórias e receitas – de Rosa Belluzo, Ed. Melhoramentos.
Neste livro, são encontradas receitas dos imigrantes que chegaram a São Paulo, trazendo no seu universo cultural, receitas de seus ancestrais. Receitas do Japão, Itália, Síria, Polônia, Hungria, Alemanha, Espanha, Romênia entre muitos outros, fazem parte deste cardápio fantástico que integrou-se ao gosto destas terras brasileiras.
Edith traz a receita do mititei, que são rolinhos compridos de carne bovina moída e bem condimentada, muito apreciada em sua terra natal, a Romênia. É por assim dizer, uma excelente entrada para o churrasco romeno, que é bem diferente do brasileiro, pois a carne não é assada inteira, mas sempre em bifes. Os iugoslavos e os búlgaros costumam fazer o mititei com carne de carneiro.
Bom, então vamos conhecer esta delícia. Anotem.

Ingredientes

1 ½ kg de carne moída*
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de creme de leite fresco
½ xícara de chá de caldo de carne
1 colher de chá de cominho (opcional)
2 colheres de sopa de óleo de milho
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
* Você pode usar patinho e acém

Fazendo

Em uma tigela, misture a carne, o alho, o sal e a pimenta. Junte o creme de leite, o caldo de carne resfriado e o cominho, até formar uma pasta uniforme. Acrescente o óleo e deixe descansar por meia hora.
Faça bolinhos compridos de aproximadamente 6 a 7 cm de comprimento por 2cm de diâmetro, molhando as mãos em óleo para facilitar o manuseio. Coloque os bolinhos em uma bandeja untada, para não grudar. Reservar em lugar fresco ou na geladeira e só depois de algumas horas levar para assar na grelha.
Poftă bună! Bom apetite!

No comments:

Post a Comment