Monday, November 12, 2012

Moqueca de Caju

 
 
   Se tem um prato que é difícil de ficarmos indiferentes, este é a moqueca. Independente da diferença entre baianos e capixabas, sobre quem tem a receita original, a moqueca é um dos pratos brasileiros bem conhecidos, tanto pelos brasileiros quanto pelos estrangeiros que nos visitam.
   Tem de todo jeito, de camarão, de peixe, de siri ou caranguejo, de sururu, polvo, etc. Uma delícia que normalmente vem apresentada em uma panela de barro, compondo um visual que nos enche os olhos e nos deixa salivando de desejo.
   Sua receita faz parte até da literatura brasileira, sendo uma das receitas da Escola de Culinária de D. Florípedes; personagem do livro “D. Flor e seus dois maridos” do escritor brasileiro, Jorge Amado.
   Hoje porém, quero trazer uma receita, feita com um outro ingrediente do nordeste e que não é menos exótico do que este prato típico. Para as pessoas que não comem peixe ou frutos do mar, e que não podem compartilhar deste sentimento do que representa uma moqueca em sua essência gastronômica, agora poderão saber, mesmo que de maneira própria, o que este prato tem de tão especial. O ingrediente nada mais é do que o caju. Isso mesmo. Moqueca de caju.
    Interessante não!? Quem diria que poderíamos fazer uma moqueca que não tivesse peixe ou frutos do mar e que fosse tão saborosa quanto a tradicional!? Pois bem, para quem não mora no Brasil e não tem como adquirir o caju, desde já, considere-se convidado a conhecer nosso país e desfrutar (literalmente) do sabor desta fruta e agora, desta variante culinária exótica e ao mesmo tempo fantástica.
Vamos à receita!? Anotem.

Ingredientes
8 cajus maduros
200gr de castanha de caju sem sal
1 cebola grande picada
200 ml de leite de coco
50 g de shoga–gari (gengibre fatiado em conserva)
2 colheres de amido de milho
1 pimentão vermelho sem sementes cortado em quadrados
1 pimentão amarelo sem sementes cortado em quadrados
1 colher de sopa de pasta de alho
azeite de dendê a gosto
pimenta de cheiro a gosto
cheiro verde a gosto
sal e pimenta a gosto

Fazendo
Pegue um garfo, fure todo o caju e esprema o suco numa vasilha, depois corte o caju em pedaços grandes e lave bem em uma peneira até sair todo o líquido, desse modo você irá obter uma fibra, que é a carne do caju.
Conforme manda a tradição, e isso a gente deve respeitar, use uma panela de barro. Coloque o azeite de dendê e deixe esquentar bem; refogue a cebola, o alho, a fibra de caju, sal e pimenta à gosto. Depois de refogado, arrume o caju no fundo da panela e vá fazendo camadas com os pimentões e o gengibre fatiado. Faça camadas sem precisar mexer os ingredientes, assim vai cozinhar e manter uma bela apresentação. Adicione a pimenta de cheiro e metade do leite de coco. Com a outra metade dissolva o amido de milho. Coloque a panela junto com o cheiro verde, um pouco mais de azeite de dendê e a castanha. Tampe e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Sirva imediatamente e depois me diga se você gostou!

No comments:

Post a Comment