Tuesday, January 1, 2013

Inhoque a La D. Jacy



Como manda a tradição italiana, todo dia 29 devemos comer inhoque. Não, não pensem que sou italiano ou tenho ascendentes originários daquele belo país; mas como estou de férias e D. Jacy é nossa anfitriã, aqui nesta casa, nesta dia o inhoque é o prato principal. Com direito a colocar uma nota em dinheiro na quantia que o “freguês” quiser ter de retorno, multiplicado por tantas vezes quanto for seu merecimento ou sorte.

Tradições à parte, o inhoque na verdade pode ser feito em qualquer dia do mês e é uma boa opção para quando estamos com poucos ingredientes na geladeira, principalmente se temos somente batatas e ovos.
Pois bem, sempre pensei que a receita do inhoque fosse algo mais trabalhoso e percebi que nem é tanto assim, podendo ser feito rapidamente e com sucesso garantido. Quer saber? Anote.

Ingredientes

1 kg de batatas inglesas
3 gemas
2 colheres de sopa de manteiga com sal
2 xícaras de farinha de trigo
350 g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Para o molho
1 lata de tomate sem peles
½ sache de purê de tomate
1 cebola cortada em pétalas
1 colher de sopa de alho desidratado
1 colher de chá de orégano
Sal a gosto

Fazendo

Descasque as batatas e cozinhe-as com sal até ficarem em ponto de purê. Coloque o purê em uma vasilha e acrescente as gemas e o queijo parmesão ralado e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e misture até a massa tomar consistência. Enrole a massa na mão e estique-a, formando tiras; corte-as em pedaços de mais ou menos 3 cm.
Aqueça uma panela com água, até atingir ponto de fervura. Diminua o fogo e coloque em porções pequenas, os pedacinhos da massa do inhoque. Quando os pedacinhos começarem a subir, é porque estão cozidas. Retire-as da panela e coloque-as em uma forma refratária untada em azeite. Repita a operação até cozinhar todos os pedacinhos.
Em uma panela, aqueça o azeite e deixe a cebola dourar; acrescente o alho e o orégano. Mexa bem. Adicione o tomate sem pele e a porção de purê de tomate. Tempere com o sal a gosto. Deixe apurar por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e espalhe sobre o inhoque. Cubra com o queijo parmesão ralado e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Sirva imediatamente.

Ah! O mais importante da tradição: Coloque uma nota do valor que você quiser sob o prato. Depois do almoço, dobre a nota e guarde até o próximo mês e boa sorte!


No comments:

Post a Comment