Thursday, January 17, 2013

Filé Rolê de Congro a La D. Jacy


     Férias tem dessas coisas. Pelo menos comigo é assim, enquanto curto um bom e merecido descanso, vou anotando as novidades gastronômicas que me passam pela frente. Lógicamente que as anotações são feitas depois da degustação das referidas novidades. Sendo assim, aqui está mais uma novidade que Cozinhando com Amigos, agrega ao seu caderno de anotações: Rolê de Congro a La D. Jacy; um prato especial com um peixe saboroso e de baixo custo, mas que você também pode fazer com linguado.
     Alguns ingredientes você certamente, terá em casa, mas vale anotar:

Ingredientes

1 kg de filé de congro cortado em pedaços de aproximadamente 10 cm
1 colher de sopa de salsinha picada
1 cenoura* cortada a julienne em pedaços de aproximadamente 5 cm
suco de 1 limão
sal a gosto

Para o molho

5 tomates sem pele e sem caroços
500ml de polpa de tomate
1 cebola média cortada em pedaços pequenos
1 pitada de páprica doce
1 colher chá de orégano
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

Fazendo

Tempere os filés com o limão, o sal e as salsinhas. Reserve. Enquanto isso, corte a cenoura e ponha-as para cozinhar.
Prepare o molho de tomate. Corte as cebolas e coloque-as para dourar em azeite até que fiquem macias. Acrescente os tomates e deixe-os cozinhando até se desmancharem. Tempere com o sal, a pimenta do reino, a páprica e o orégano. Acrescente a polpa de tomate. Se estiver com uma consistência muito espessa, acrescente um pouco de água.
Quando as cenouras estiverem cozidas, coloque-as no sentido transverso aos filés e enrole-as. "Feche" os filés com um palito de cozinha.
Acrescente os filés ao molho e deixe-os cozinhando por cerca de 10 minutos. Pronto! Aqui está um prato fantástico que pode ser acompanhado por diversas opções; desde uma simples salada, como uma porção de arroz ou mesmo um purê de mandioquinha ou mesmo de batatas. Escolha a sua!

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment