Wednesday, March 21, 2012

Bolinho de Bacalhau


    Quem não gosta de bolinho de bacalhau? Não sei. É bem provável que exista; mas se existe, eu não conheço. Um petisco que faz parte da mesa do brasileiro, trazida por um português, chamado Carlos Bandeira de Melo, oficial do exército português. E que em 1904 escreveu o livro Tratado de Cozinha e Copa, oficializando a receita deste prato, típico da gastronomia portuguesa. A obra de Carlos Melo ( que adotava o pseudônimo de Carlos Bento da Maia) entrou para a história como a primeira a apresentar uma receita do prato.

   (…) Toma-se o bacalhau cozido, limpa-se de peles e espinhas, mistura-se com batatas cozidas e bastante salsa cortada em pedaços, e passa-se tudo pela máquina de picar. O polme resultante liga-se com leite e gemas de ovos e tempera-se com um pouco de sal fino e pimenta em pó. Bate-se a massa, à qual juntam-se as claras de ovos, previamente batidas em castelo, liga-se tudo rapidamente, tira-se a massa às colheradas, que tendem, fazendo-se passar de uma para outra, (as colheres molham-se no azeite fervente em que os bolos hão de ser fritos) e, em seguida e sucessivamente, põe a frigir. O azeite deve ser abundante, para que os bolos mergulhem nele sem tocar o fundo. Tiram-se do azeite com uma colher crivada e põem-se a escorrer. (…)

    Mas apesar do autor descrever a receita nos detalhes de seus ingredientes e do modo de fazer, ele não descreve as proporções destes; mas mesmo assim, notamos que esta receita serviu de base para todas as outras que existem nos dias de hoje.
Essa receita recebi de minha mãe, que por sua vez também recebeu de sua mãe. É um pouco diferente do que a receita do Carlos ensina, mas como é prática, imagino que vocês possam gostar de fazê-la e principalmente de comê-la!
     Um detalhe importantíssimo, é a escolha do bacalhau. Algumas pessoas usam o ling, que mais barato; porém, é mais fibroso. Eu prefiro usar lascas de bacalhau do porto, que normalmente são encontradas nos supermercados e têm uma relação custo benefício bem em conta – não têm tanto fiapo e você sente melhor o sabor do bacalhau.

Ingredientes

500 g de lascas de bacalhau do porto
1 generosa colher de salsinha picada
500 g de batata
1 cebola média picada
1 colher de café de noz moscada
Sal a gosto
2 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de rosca *
Óleo de girassol para fritar

Modo de fazer

Dessalgue o bacalhau de um dia para o outro, trocando a água de hora em hora.
Após o dessalgue, escorra a água e leve-o à uma fervura em água quente por aproximadamente 3 minutos. Retire o bacalhau e reserve o caldo.
Embrulhe o bacalhau em um pano de prato e faça movimentos para a frente e para trás, para desfiar o bacalhau. Ponha em uma tigela e junte a salsinha. Reserve.
Cozinhe as batatas em rodelas no caldo do bacalhau reservado e passe pelo espremedor para transformar em purê. Atenção, para que o purê tenha uma consistência mais espessa (não deve ficar mole).
Misture o purê de batata com o bacalhau e acrescente a cebola. Tempere com a noz moscada e corrija o sal se necessário. Incorpore os ovos inteiros e misture até formar uma massa consistente.
Modele os bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa e passe-os na farinha de rosca e depois nas claras ligeiramente batidas.
Use como medida, uma colher de sopa, para fazer os bolinhos. Enrole-os na mão e leve para fritar. Você pode enrolar os bolinhos com a mão molhada para evitar que grudem.
Em uma panela, coloque o óleo, em uma quantidade suficiente para que o bolinho flutue e não encoste não fundo. Frite aos poucos em óleo bem quente e sirva em seguida.

*Para quem não puder comer farinha de rosca por causa do glúten, use somente 1 ovo no preparo da liga da massa, mantendo-a mais consistente.



Rendimento: 40 unidades pequenas

No comments:

Post a Comment