Monday, March 26, 2012

Galinha Picante com Amêndoas




    Índia. Um país com mais de 1 bilhão de pessoas, espalhadas em uma área de mais de 3 milhões de quilômetros quadrados. Com mais de 10 idiomas oficias e milhares de dialetos regionais, acolhe uma cultura milenar na arte, na música, na religião e também na culinária, com uma diversidade de pratos que a torna riquíssima em aromas e sabores. Com receitas capazes de reunir luxo e facilidade, pompa e simplicidade, seduzindo o ocidente uma gastronomia de excelência.
    Conforme prometemos no post Curry – Do Ocidente para o Oriente, traremos uma receita com a utilização de um tempero “curry” feito na hora. Uma receita de frango, típica da região sul da Índia, que tem no molho (kari ou caril, como é mais conhecido no ocidente), o toque do sabor marcante da gastronomia daquele país.

Ingredientes

1 kg de sobrecoxa de frango
30 g de amêndoas fatiadas (reserve um pouco para finalizar o prato)
2 cebolas roxas bem picadas
5 dentes de alho cortados
1 colher de sopa de gengibre fatiado
4 vagens de cardamomo
4 cravos-da-índia
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de coentro
1 colher de chá de cúrcuma
Uma pitada de pimenta chili
2 tomates sem pele e sem sementes
1 pau de canela
50 g de amêndoas moída
Óleo de girassol*
Sal a gosto

Obs.: Como o azeite não é muito usual da culinária indiana, optamos por usar o óleo de girassol para preparar este prato e mantê-lo o mais próximo de sua receita original.

Modo de fazer

    Aqueça 1 colher de sopa de óleo numa panela larga. Adicione 30 g de amêndoas fatiadas e deixe cozinhando em fogo baixo, até que dourem ligeiramente. Retire do fogo e deixe secar em papel-toalha. Reserve.
    Na mesma panela, acrescente duas colheres de óleo e frite as cebolas, mexendo até ficarem douradas. Adicione os dentes de alho, o gengibre e deixe cozinhando por uns 2 minutos, mexendo sempre. Adicione as vagens de cardamomo, os cravos-da-índia, o cominho, o coentro, a cúrcuma e o chili. Misture todos os ingredientes e deixe cozinhando por mais 2 minutos.
     Adicione as sobrecoxas, mexendo sempre, para que a carne absorva bem os ingredientes e comece a dourar. Adicione os tomates, a canela em pau e as amêndoas moídas e 250 ml de água. Deixe cozinhando em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de uma hora ou até que a galinha esteja cozida e bem macia. Mexa com frequência e adicione um pouco mais de água, se necessário.
     Deixe repousar, com a panela tampada, por cerca de 30 minutos, para que os aromas desenvolvam. Antes de servir, retire a canela em pau.
     Coloque em uma bonita travessa e finalize com amêndoas fatiadas.

     Bom apetite!

Fonte: The essencial rice cookbook - by Murdoch Books

No comments:

Post a Comment