Monday, March 5, 2012

Robalo - Um peixe de fino trato

 

    
     De repente um peixe passou a ser um dos “personagens” mais populares de uma novela televisiva, aqui no Brasil. O robalo, um peixe nobre, de carne branca e saborosa, invadiu a casa de milhares de brasileiros, como uma referência sugestiva às fantasias sexuais de Tereza Cristina, personagem vivida pela atriz Cristiane Torloni; tendo como seu fornecedor preferido, o pescador Pereirinha, personagem vivido pelo ator José Mayer, ambos na novela Fina Estampa.
    Mas antes de “frequentar” a alcova de Tereza Cristina, o robalo já era o personagem principal de muitas receitas da culinária brasileira. Assado inteiro ou em postas; em forma de filé; na brasa; e atualmente usado na culinária japonesa, em forma de sashimi.
    Das seis espécies de robalo encontradas no Oceano Atlântico, quatro são capturadas no litoral brasileiro, sendo que os mais comercializados são o robalo-flecha, medindo até 1,20 m e pesando cerca de 25 kg; e o robalo-peva, medindo em torno de 50 cm e podendo pesar 5 kg – este é que recomendo, uma vez que fica mais prático em assá-lo inteiro e fazer uma bela apresentação na hora de servi-lo aos seus convidados.
    Conforme já disse acima, podemos prepará-lo de diversas maneiras e acompanhá-lo com legumes, arroz de diferentes tipos, saladas verdes, etc. O que vamos conhecer hoje, aqui em Cozinhando com Amigos, é uma receita que mescla bananas-da-terra e cenoura, acompanhadas de tomates recheados com ricota fresca e ervas-de-provence*. Levado ao forno o tempo necessário, para que mantivesse sua carne no ponto ideal, regando-a o suficiente para não deixá-la seca, fez sucesso com os convidados, e esperamos que faça o mesmo com os seus.
    Bom apetite!
* Os tomates recheados podem ter diferentes recheios, você encontrará outras opções clicando no link.

Ingredientes

1 robalo de 2 kg
1 talo médio de alho-poró
1 talo de salsão
2 dentes de alho
1 colher de sopa rasa de pimenta-rosa
3 cenouras grandes
1 cálice de vinho branco seco
5 a 6 tomates médios (não muito maduros)**
300 g de ricota fresca
1 colher de sopa de ervas-de-provence
1/2 dúzia de bananas-da terra
azeite extra-virgem
sal a  gosto

Modo de fazer

Considerando que o peixe já está todo limpo, corte o alho-poró, o salsão e o alho em fatias bem finas. Coloque-os em uma tigela média e acrescente uma colher de chá de sal e as pimentas rosas, coloque o sal e o azeite. Misture bem. Coloque uma porção generosa de azeite. Misture novamente. 
Com um pincel, passe esta mistura em todo o peixe, inclusive na parte de dentro, junto às costelas. Coloque-o em um saco plástico grande transparente. Leve à geladeira e deixe-o marinando por umas 4 horas, girando o saco de hora em hora, para que o molho irrigue-o de forma homogênea.
Após este procedimento, retire o peixe e coloque-o em uma travessa untada em azeite. Cubra a travessa com a folha de alumínio e leve-a ao forno por cerca de 30 minutos em fogo baixo (180ºC) juntamente com as cenouras descascadas e cortadas em tamanho médio bem como as bananas, que deverão ser cozidas mantendo-se as cascas.
Corte a tampa dos tomates e retire o miolo com as sementes, tomando cuidado para que não se rompam. Em um prato, amasse a ricota e misture com as ervas-de-provence. Recheie os tomates.
Após os 30 minutos, coloque os tomates na forma, juntamente com os demais ingredientes e leve de volta ao forno por mais 10 minutos.
Sirva imediatamente.

Esta porção serve 8 pessoas

** Você poderá servir os tomates à parte, como uma opção de entrada, aumentando a quantidade, de acordo com o número de convidados.






No comments:

Post a Comment