Wednesday, March 28, 2012

Tortinha de Siri - na petite casserole

 

   Quem é que não gosta de comer uma casquinha de siri, com um limãozinho e uma boa pimenta, na beira da praia, com uma jarra de água de coco, e aquele mar e céu azuis de cenário? Ah! Você não gosta? Ok. Então pule esta página e procure outra receita de seu gosto. Fique a vontade que estamos entre amigos...na cozinha é claro!
   Então, como estava dizendo, comer uma casquinha de siri, no litoral é um sonho. Mas para quem vive a mais de 1.000 km de distância da praia, torna-se um pouco difícil tornar este sonho uma realidade semanal. Os restaurantes, por sua vez, nem sempre são sensíveis entre o nosso desejo e o preço cobrado por uma casquinha de siri de qualidade - às vezes questionável.
   Ainda bem que temos boas peixarias que nos atendem a contento, tornando mais fácil encontrarmos um boa diversidade de pescados em geral. 
   A carne do siri é bem apreciada por seus fãs - e são muitos, bem sei. Por isso, achei oportuno trazer uma receita, aproveitando a proximidade da semana santa. Desta vez porém, vamos fazer diferente. Vamos fugir da mesmice de comer nas famosas conchas naturais. Não gosto muito da idéia de comer em conhchas porque sempre fica a impressão de que muita gente já comeu ali e não sei se a higienização é feita com segurança. Daí, eu prefiro preparar em forminhas de cerâmica ou mesmo em petites casseroles, como o da foto. Ficará a critério de vocês, ok!?
   Esta receita pode ser feita de duas maneiras. Para quem pode comer farinha de trigo (glútem) e para aqueles que não podem. Vou descrever a receita para os que não podem. Os demais amigos, farão a substituição de um ingrediente pela farinha de trigo e pronto, está resolvida questão. Mas posso lhes adiantar, a receita sem farinha de trigo é beeeem mais saborosa. Vamos à ela?

Ingredientes

1 kg de carne de siri bem lavada
1 cebola grande bem picada
3 dentes de alho fatiados
1/2 pimentão vermelho
1 colher de sopa de gengibre fatiado
2 tomates sem pele e sem sementes
3 colheres de sopa bem cheias de salsinha
1 colher de sopa de cebolinha
4 xícaras de leite
3 xícaras de leite de côco
4 colheres de sopa de amido de milho
farinha de rosca (quem não puder por causa do glúten, não use)
pimenta malagueta a gosto (opcional)
azeite extra-virgem
sal

Modo de fazer

Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e ponha para fritar a cebola e o alho, deixando-os dourar. Acrescente o gengibre e os tomates (bem picados). Misture bem e acrescente a carne do siri. Misture bem os ingredientes e tempere com sal. Refogue bem até perceber que não há mais caldo. Retire da frigideira e reserve.
Dissolva o amido de milho no leite frio e ponha pra ferver, mexendo sempre até formar um creme. Coloque o leite de coco e continue a mexer. Em seguida coloque a carne do siri e misture tudo de forma homogênea. Deixe cozinhando por uns 2 minutos em fogo brando (160ºC).
Nesta hora, é o momento de você decidir aonde irá colocar este creme - se nas conchinhas naturais ou em uma travessa, potinhos de porcelana; enfim, você decide. Eu coloquei de duas maneiras; como na foto e em uma travessa para servir no almoço, pois a turma aqui é grande.
Uma vez decidido, finalize polvilhando o creme com a farinha de rosca e leve ao forno para gratinar - cerca de uns 5 minutos em forno alto. Sirva imediatamente, acompanhado por fatias de limão.

Detalhe: Uma boa pimenta também é imprescindível. Mas tem gente que não gosta. Então, fiquem a vontade e bom apetite!   

No comments:

Post a Comment