Wednesday, July 11, 2012

Filé de Pirarucu Gratinado ao Molho de Siri


Esta receita por incrível que possa parecer, não tem sua origem na Amazônia. Vem das montanhas de Minas Gerais, de Belo Horizonte para ser mais preciso. Receita de Edwiges Miquelão, amiga e chef caprichosa, que nos autorizou a publicar esta iguaria, que combina o sabor marcante do pirarucu com a delicadeza da carne de siri, além de do toque contrastante do leite de coco. 
Assim é esta receita, "sabor Brasil", e certamente, Cozinhando com Amigos não poderia deixar de publicar um prato tão saboroso. Afinal, aqui é a casa dos amigos também e na nossa cozinha sempre haverá espaço para apresentar as delícias produzidas pelos amigos do mundo inteiro. 
Então, anotem a receita de Edwiges e bom apetite!


Ingredientes

2 kg de filé de pirarucu
1 kg de carne de siri
2 cebolas grandes picadas
6 tomates cortados sem pele e sem sementes (aproxim. 1 kg)
1 maço de coentro bem picadinho
2 dentes de alho bem picadinhos
1 maço de cebolinha
1 maço de salsinha
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo*
1 litro de leite de coco para fazer um molho branco
200 ml de creme de leite
queijo parmesão ralado grosso a gosto
pedacinhos de manteiga
azeite extra virgem
farinha de trigo para o molho

*Os pimentões devem ser bem picadinhos, sem sementes e sem pele.

Fazendo

Limpe os filés e tempere-os duas horas antes de usá-los. Limpe a carne de siri, retirando todas as casquinhas. Refogue com azeite, cebolas, alho, tomates e pimentões, nessa ordem e em panelas diferentes. Por último coloque o coentro, a salsinha e a cebolinha. Coloque um pouco de azeite de dendê. Em uma panela coloque a carne de siri e em outra o peixe. Mexa o peixe, revirando devagar, de baixo para cima. Faça o mesmo com a carne de siri. Coloque o leite de coco em cada panela. Faça um molho branco, com o leite de coco e a farinha de trigo.

Montagem do prato

Em uma travessa refratária, faça camadas com a carne de siri e os filés de pirarucu. Faça tantas camadas, quantas couberem. Por cima, coloque o molho branco. Salpique pedacinhos de manteiga e queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar, até dourar. Sirva imediatamente!

1 comment: