Monday, July 16, 2012

Salada de purê de batata com berinjela e ceviche de salmão


Sabe aquela hora em que você abre a geladeira, olha, olha, procurando algo pra fazer, no almoço ou no jantar e percebe que só tem sobrinhas? O tempo é curto, você só tem uma hora de almoço ou um pouco mais; ou talvez queira fazer uma refeição ligeira à noite. O que fazer? Bom. A solução vai depender, é claro, do que você tem na geladeira.
Foi o que fiz. Abri a geladeira e vi que tinha algumas sobrinhas interessantes. Um pouquinho de purê de batata, uma berinjela pequena, um pedaço de queijo parmesão e um ceviche de salmão que eu tinha feito no dia anterior. Aliado a eles, alguns temperos para dar um toque final. Surgiu então, uma salada com purê de batata e berinjela gratinada, queijo parmesão e ceviche de salmão. Para temperar, orégano, pimenta-rosa e azeite extra virgem; para finalizar, folhinhas de salsa.
Montar esta pequena salada, foi o que deu o toque diferenciado. Afinal, a gente come primeiro com os olhos, não é mesmo. E a gente também merece fazer um prato especial, mesmo sendo simples e com “sobrinhas”.
Como eu fiz? Peguei um aro de aço como forma (7,5cm x 5,0cm); coloquei-o sobre um prato e dentro do aro duas colheres de sopa de purê de batata, fazendo um fundo. Cortei a berinjela em cubinhos pequenos e levei-os ao fogo, em uma frigideira com azeite, até ficarem bem macios e cozidos, temperados com uma pitada de lemon pepper e uma pitada de sal. Reservei, esperando que esfriassem. Ralei o queijo parmesão e piquei o ceviche de salmão em pedaços bem pequenos. Sobre o fundo de purê de batata, então, salpiquei orégano. Coloquei a berinjelinha picadinha e a cobri com o queijo parmesão. A camada final foi com o ceviche, que recebeu folhinhas de salsa. Retirei o aro e decorei com pimenta-rosa e um fio de azeite extra virgem com 0,3% de acidez.
Tenho certeza que irão me perguntar se pode substituir um ou outro ingrediente e até mesmo todos os ingredientes. É claro que sim, pessoal. Minha idéia ao publicar esta receita, é mostrar que podemos fazer coisas bem interessantes com pouca coisa. O toque gourmet não está na sofisticação do prato, mas na criatividade que você certamente pode dar às coisas simples.
Bom apetite, a todos!

1 comment:

  1. Bem, se cada vez que abrisse o meu frigorifico, retirasse sobras e saísse uma composição gourmet destas, andava nas nuvens :) Muito criativo, parabéns!

    ReplyDelete