Thursday, September 20, 2012

T-bone - receita rápida pra babar

 

   Não é por nada não, mas tem dias que dá uma vontade de comer um bifão daqueles, não é mesmo!? Que me perdoem, os amigos leitores que não comem carne vermelha, mas tem dias que só de olhar para uma imagem como essa acima, meu GPS interior, me direciona para o açougue mais próximo.
   O bife acima, é o T-bone, um corte que traz de um lado um pedaço do contra-filé e de outro o filet mignon, separados por uma lâmina de osso, em forma de T, que dá um sabor especial a carne e caracteriza seu nome.
   Então anote, a forma mais simples de fazê-lo.

Ingredientes

1 T-bone de 500g
sal a gosto (sal grosso moído - médio)
pimenta-do-reino a gosto
azeite extra-virgem (q.b.)
manteiga com ervas a gosto

Fazendo

Preferencialmente, use uma grelha de ferro fundido. Deixe aquecendo em fogo alto e em seguida coloque um pouco de azeite. Coloque a peça de carne sobre a grelha e deixe dourando. 
Por favor, nada de ficar virando a carne de um lado pro outro. Ela deve ficar dourando lentamente, primeiramente de um lado (você percebe a carne assando pela lateral do corte). Tempere com o sal a gosto. Depois vire o outro lado e faça o mesmo procedimento.
Quando estiver dourada dos dois lados, tempere com a pimenta-do-reino a seu gosto.
Retire da frigideira e coloque uma fatia de manteiga com ervas sobre a peça. Deixe derretar um pouquinho e sirva-se imediatamente.

Bom apetite!....e como disse uma amiga minha no Facebook: Babei!

1 comment: