Sunday, January 13, 2013

Filet Mignon sobre Mousseline de Aipim ao Molho em Redução de Molho Shoyu



    Hoje, domingo, fiquei pensando no que poderia fazer para o almoço. Cheguei a publicar no Facebook que estava pensando em uma receita diferenciada; porém caseira, mas com um toque gourmet. Dito e feito, fui em busca na geladeira dos ingredientes que pudesse atender ao tema dado.
    Encontrei um bom pedaço de filet mignon, que poderia ser cortado em medalhões, aipim (mandioca) congelado, champignons e shoyu. Pronto era o que eu precisava para fazer um almocinho básico de domingo.
    Depois de pronto, prontifiquei-me a publicar o resultado do tema dado no Facebook, e depois dos comentários dos amigos e amigas, invariavelmente, teve um pedido de receita; mesmo sendo de simples feitio. Mas evidentemente que não poderia deixar de atender a um pedido amigo. E respondi, como segue o texto abaixo:

(...) a receita é super-simples. Ingredientes: Medalhão de filet mignon, aipim (mandioca), cogumelos paris (champignon), shoyu e rúcula para finalizar. 

Cozinhe o aipim, até ele ficar bem macio (mas consistente). Reserve. Prepare o molho com as aparas do filet, fritas no azeite, adicionando cerca de 10 colheres de sopa de shoyu, adicione 2 colheres de sopa e 1 colher de chá de açúcar. Mexa até o molho ficar um pouco espesso. Adicione os champignos fatiados. Se o molho ficar um pouco adocicado adicione um pouco de sal. 

Amasse o aipim e coloque-o no centro do prato, na forma de um círculo. Coloque o medalhão sobre ele e regue com um pouco do molho. Finalize com duas folhinhas de rúcula. 

Bom apetite!

2 comments:

  1. Olá, boa noite!

    Que delicia de sugestão.
    Gostei mesmo muito.

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ReplyDelete
  2. Delicioso!!!
    Saludos.
    paprikaenlacocina.blogspot.com/

    ReplyDelete