Friday, September 12, 2014

Estagiário - Ripp Cozzella


Conheci Ripp Cozzella (Chef do Bistrot Lacroix e Qorthon Buffet e Catering), nas “andanças facebookianas”. Um camarada que de imediato me identifiquei e mereceu meu respeito, pois sempre demonstrou sensatez em suas observações sobre o universo gastronômico e principalmente no que diz respeito ao modismo que se tornou essa coisa de ser “chef” e “estudar gastronomia”. Parece que quem não tem competência para ser médico, engenheiro e advogado, o melhor é ser “Chef”. Vai que dá certo e quem sabe se torna um Atala.
Eis aqui um texto com o olhar peculiar de Ripp, trazendo um pouco da realidade do que se espera de quem escolhe a carreira de cozinheiro.
Prestem atenção, senhores e senhoras estagiários(as) pois a batalha é árdua, mas gloriosa para aqueles que escolheram com fé, esta profissão.
Boa leitura e boa sorte!


Estagiário


Quando eu procuro alguém para trabalhar comigo, não vejo o rosto ou corpo, não olho se está bem vestido e perfumado.

Quando estão na minha frente com aquele olhar de por favor, não me emociono com lágrimas e nem apelos.

Quando lhes testo, não verifico a rapidez, não cobro a perfeição.

Quando pergunto algo não quero só respostas certas arrotadas em uníssono de quem decorou os livros.

Quando seguram a faca, não quero saber de habilidade circense e nem de malabarismos sobre-humanos. 

O que eu procuro no olhar é a atitude, a vontade e a garra.

Eu procuro quem quer me ultrapassar, tomar meu lugar por merecimento.

Eu preciso de um companheiro que ceda seu tempo, que me acompanhe, que vibre e que faça do seu o nosso sucesso. 

Eu não preciso de fórmulas e sim de resultados. E preciso de resultados corretos.

Eu preciso de alguém que nunca queira o individual, mas chore e ria com a brigada inteira.

Todo chefe ciente vai olhar você como quem aceita um genro, uma nora, porque ao entrar na nossa família esperamos que nunca haja um divórcio.

Todo mundo vai te receber de braços abertos, porque é assim que fazemos em uma família, mas você precisa entender que nosso amor precisará ser merecido.

Quando eu procurar você, eu vou precisar te encontrar, mesmo segurando uma saca de batatas nas costas.

E quando houver gritos justos, você ouvirá apenas sussurros, sem revidar, porque assim um dia você exigirá dos seus comandados e entenderá que estes não foram descabidos nessa hora.

Se você acha que isso é apenas um texto bonito, não venha. Por que nele está a síntese do que nós procuramos em você e esperamos sempre encontrar.

E se acha que tudo será difícil, árduo e cansativo, acertou pela metade, porque haverá sorrisos, vitórias, aprendizado, crescimento e isso deverá ser computado como parte de seu baixo salário, porque faz parte da vida de um cozinheiro.

Mas acima de tudo, nunca veja só os cortes e as queimaduras. Veja-os como marcas que um dia te deixarão com saudades, mas que foram essenciais para te preparar quando chegar a hora de ter um monte de pessoas na sua frente pedindo um estágio na sua cozinha.

Nesse momento, não olhe por cima de ninguém. Olhe como se todos fossem você naquele dia que entrou na minha cozinha pedindo uma vaga.

No comments:

Post a Comment