Thursday, September 25, 2014

Passeio de fim de semana - Feira agroecológica em Brasília


No fim de semana passado participei de uma feira agroecológica, na área rural do Distrito Federal, a aproximadamente 55 km de Brasília. Precisamente no Núcleo Rural Rajadinha. Uma região voltada a produção de plantas ornamentais que abastecem o mercado voltado ao paisagismo das áreas nobres da capital.


Mas o que eu fui fazer lá? Perguntaria o amigo mais atento; uma vez que aparentemente o assunto nada tem a ver com culinária ou gastronomia. Na verdade, fui acompanhar Cecília, que expôs seus trabalhos de ecotingimento. Nem imaginei que fosse encontrar algo que valesse a pena fazer algum registro fotográfico ou mesmo aprender. Ledo engano. Não é que encontrei uma senhora, chamada Sueli, que produz temperos desidratados! Muito legal!
Não seria novidade se ela não tivesse me mostrado alguns temperos desidratados que achei geniais. Abobrinha, berinjelas (esta eu já sei o que vou fazer com ela. Me aguardem!), beterraba, batata-doce, tomatinhos (nem tão original assim) frutas e diversos tipos de verdurinhas. O mais interessante de tudo isso, é que toda sua produção é orgânica. Totalmente sem agrotóxicos.
A característica deste tipo de produção é tratar-se de uma atividade agrícola familiar, onde todos da família estão envolvidos, desde a produção (em todas as suas etapas) até a comercialização direta com os mercados e consumidores finais.
A empresa tem o sugestivo nome de Desifrut e você poderá encontrar sua página no Facebook, com este mesmo nome. Por enquanto, somente o pessoal de Brasília poderá usufruir destas iguarias; encontrando seus produtos nas feirinhas de produtos orgânicos no Plano Piloto e no CEASA.
       Agora, curtam as fotos de alguns dos produtos da Desifrut.





No comments:

Post a Comment