Tuesday, September 30, 2014

Geléia do Pé...literalmente!


Sábado passado, visitei a feirinha agro-ecológica do Lago Oeste, a aproximadamente 35 km de Brasília. É uma feira, onde os produtores daquela região estão se reunindo para vender seus produtos, sendo que a grande maioria deles, não usa agrotóxicos ou outros tipos de conservantes químicos.
Lá a gente encontra frutas e hortaliças, ovos caipira, pães, uvas e suco de uva, cogumelos e geléias. Pois bem, minha atenção voltou-se desta vez, a banca de Geléias, onde pude conhecer Conchita e Luiz, uma carioca e um espanhol que formam um casal muito simpático. Eles são os responsáveis pela produção das geléias, em parceria com Sueli, uma quilombola da comunidade Kalunga, situada em Alto Paraíso de Goiás e que conhece boas receitas de geléias – herança das avós de suas avós. Melhor parceria não poderia haver, pois as geléias são fantásticas! A idéia do casal vem desde o ano passado, mas só materializou-se a três meses, iniciando pela escolha do nome.


Achei o nome bem sugestivo: “do Pé”. Assim mesmo, conforme você está lendo e como está escrito na logomarca. Uma “grife” boa de guardar e que caracteriza bem a atividade familiar. Inclusive, a decisão da escolha do nome passou pela avaliação de toda a família, até chegar ao consenso “do Pé”. Um nome que remete à infância na roça, na casa de avós cozinheiras, sabedoras de receitas maravilhosas.
Além das geléias serem fabricadas de maneira totalmente caseira, o que dá o destaque em sua produção, é o fato deles usarem produtos orgânicos, agregando valor aos produtos.


Os sabores realmente são bem típicos da fazenda, tais como, goiaba, jabuticaba, jaca, morango, pitanga, acerola, cidra, maracujá, laranja e laranja amarga; todas em potinhos de 240g e preço em torno de R$12,00.
Agora já sei onde comprar boas geléias e servi-las no Bistrô Cozinhando com Amigos. Já estou até imaginando uma degustação com queijo brie e geléia amarga.
Onde comprar? Aos sábados, na feira de produtos agro-ecológicos, na sede da Associação dos Produtores Rurais do lago oeste, DF-001, aqui em Brasília. A feira funciona das 9:00h às 13:00.
         Boas compras e bom apetite!

No comments:

Post a Comment