Wednesday, July 27, 2011

Arroz Selvagem...e uma receita com ele!

 

       A maioria de nós conhece o arroz selvagem. Mas apesar disso, esse prato ainda é um desafio em termos de combinações possíveis, e de fazê-lo conhecido ao paladar do brasileiro.
Tecnicamente não podemos dizer que é um “arroz”. O arroz selvagem é o nome dado às sementes semelhantes às de uma planta aquática que é cultivada principalmente em zonas centrais e setentrionais dos EUA e do Sul do Canadá. Desde o preto brilhoso ao de cor verde, possui um sabor de defumado e de frutos secos, assim como uma marcada textura no paladar.
         O arroz selvagem ainda é colhido manualmente nos lagos e charcos, por isso seu preço é elevado e difícil de encontrar. Hoje em dia, encontra-se na maioria das vezes, aqueles que são produzidos industrialmente, no que difere, segundo especialistas, do sabor do original. Dizem até que o sabor é inferior a este.
Esta semente é mais rica em proteínas e outros nutrientes do que o verdadeiro arroz e leva mais tempo a ser cozido. É também conhecido como arroz indiano. 
Ele oferece boa quantidade de fibras e minerais, como o ferro, além de estar cheio de proteínas. Na culinária, combina com assados; mas também podemos usá-lo com camarão ou polvo, dando uma combinação exótica na apresentação do prato.
Como sugestão, apresento-lhes uma receita, para degustação junto a seus amigos.

Arroz Selvagem com Camarões

Ingredientes


500g de camarões grandes
2 dentes de alhos
250g de polpa de tomate
250 gr de arroz selvagem
molho inglês
1 cebola média relada
salsa
azeite a gosto
sal


Modo de fazer

Cozinhe os camarões em água, junto com o talo do salsão. Tempere com sal. Reserve.
Cozinhe o arroz selvagem como você sempre faz o outro.
Numa frigideira refoga-se em azeite, o alho, a cebola, um pouco de polpa de tomate. Descasque o camarão deixando a ponta do rabo e passe-os pelo mesmo preparado. Reserve.
Numa frigideira com um pouco de azeite (muito pouco) coloca-se o refogado, um pouco de molho inglês. Se precisar corrija o sal.

Servir

No meio do prato coloque uma forma redonda com o arroz. Cubra o arroz com o preparado do refogado deixando escorrer generosamente.
Coloque os camarões sobre o arroz enformado. Salpique com a salsa picada.
Para dar um charme, sirva com pedacinhos de limão.
Ah! Não esqueça de uma boa pimenta!
 

No comments:

Post a Comment