Sunday, July 24, 2011

Doce de Abóbora de “La Mami” Berta – Dulce de Zapallo de La Mami Berta

 
    Sempre gostei de doce de abóbora. De todo tipo, ralado com coco, ralado sem coco, em pedaços em calda, cristalizado em forma de coração, enfim, de todo jeito. Mas tem um jeito que Cecília, fez hoje, para minha mãe – D. Jacy, que há 40 anos não comia doce de abóbora desse jeito. Doce de abóbora feito com cal virgem.
     A princípio, o leitor pode estranhar ao saber que usa-se a cal na culinária, mas ela é inofensiva, desde que se tome alguns cuidados.
     A receita, Cecília aprendeu com La Mami Berta, sua avó, quando ela fazia esse doce lá em Córdoba, na Argentina.  

Parque Sarmiento, Córdoba
Sierras de Córdoba
    Uma delícia que vem passando de geração em geração e que não perdeu seu toque diferenciado. Um doce, em que a abóbora fica crocante por fora, mas macia por dentro.
       Minha mãe não podia imaginar que precisaria esperar mais de 40 anos, para  voltar a comer tal iguaria. E nesse sábado, fomos lá para a chácara, com essa missão: Fazer o doce de abóbora de La Mami Berta.
     Compramos a cal virgem, a abóbora (de pescoço) e fomos para a chácara. Obviamente, precisaríamos fazer esse doce em um clima de fazenda. E nada mais adequado do que o ritual usar os utensílios e o ambiente da roça. Decidi que para fazer o doce, usaríamos o fogão à lenha e Cecília usou um tacho de cobre, que é o melhor para fazer doce, segundo as doceiras mais experientes.


Detalhe importante: A panela de cobre deve ser lavada com sal e limão para tirar a ferrugem do interior da panela. Deixando-a brilhando.

        É um preparo bem interessante, onde podemos praticar uma aula de química nesse processo culinário. Usar um componente diferenciado – a cal – como um coadjuvante na elaboração de um prato, que em muitas regiões do Brasil, também se conhece o feitio.
         Então vamos à receita?

Ingredientes:

2,5kg de abóbora de pescoço
1 colher de sopa de cal virgem para cada kg de abóbora
1 colher de sopa de cravo-da-índia
1kg de açúcar
1,5 litro de água

Modo de fazer:

Descasque a abóbora e corte-a em cubos de aproximadamente 2 cm. Reserve. Em uma tigela grande de vidro ou cerâmica, coloque 3 litros de água e coloque a cal. Misture e deixe repousar por 15 minutos, até a cal decantar. Após esse tempo, coe a água que ficou na superfície usando filtro de papel (usar três folhas).
Coloque os cubinhos de abóbora nessa água e deixe por molho por 1 hora. Certifique-se que a água cubra todos os cubinhos.
Em seguida, lave muito bem, em água corrente, para que não fique nenhum resíduo da cal sobre a abóbora.
Como decidimos fazer no fogão à lenha, enquanto Cecília cuidava da parte culinária, fui acender o fogo. Usamos uma panela de cobre, grande, conforme podem ver na foto. Mas como a maioria de vocês não possui um fogão à lenha, recomendo que no preparo do doce, vocês trabalhem sempre com o fogo alto. Mas não deixem de usar a panela de cobre, pois ela dará uma cor bem viva ao doce.


Coloque o açúcar na panela junto com a água e os cravos. Deixe ferver. Coloque então os pedacinhos da abóbora, misturando-os uniformemente a calda. Deixe cozinhando por aproximadamente 2 horas em fogo alto, verificando sempre o nível da calda; nós fizemos até reduzir a calda à metade. Observe que os cubinhos começarão a ficar com uma textura mais durinha nas extremidades, e o meio parecerá que “encolheu” um pouco. O ponto ideal é quando você notar que a abóbora está totalmente cozida por dentro.
Retire da panela e deixe esfriar, colocando-o em seguida, em um pote de conserva.
    Você também pode servi-lo com queijo fresco ou com sorvete de creme. Uma delícia!
     Un Beso a Mami Berta desde Brasil!!!
 

No comments:

Post a Comment