Wednesday, July 20, 2011

Panga...Um peixe do Vietnã!

 

   Panga. A primeira vez que li esse nome, foi na banca de peixes de um supermercado aqui perto de casa. Não sabia se era peixe de rio ou do mar. Mas independente disso, comprei 3 kg. O preço é muito bom, em comparação com a tilápia e outros filés, como a merluza (que aliás, não gosto nem um pouco....argh!).
    Cheguei em casa e fui pesquisar sua origem. Descobri então, que o panga é um peixe de rio. Originário do rio Mekong, no Vietnã, onde é cultivado a mais de mil anos é exportado para mais de 240 países, o que lhe garante uma credibilidade na sua qualidade nutricional e uma excelente opção para fazer parte do cardápio de qualquer bom restaurante.
    O que o difere da tilápia, é que o panga tem um pouco mais de gordura, mas isso não o desqualifica no sabor. Suas características atendem bem o gosto do consumidor brasileiro. Com uma textura firme, cor branca, sabor suave e sem espinhas, o panga é muito versátil. Permitindo vários tipos de preparos - grelhado, frito, assado e ensopado).

Receita de Panga

Ingredientes:

2kg de panga
1 cebola branca
2 cebolas roxas 
1/2 talo de alho-poró cortado em rodelas finas
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de chá de pimenta-rosa
Orégano a gosto
Sal a gosto
Azeite extra-virgem a gosto
2 limões cortados em rodelas finas (para decorar)
Tomates cereja
azeitonas pretas

Modo de fazer:

 

Em uma forma refratária, regue um tanto de azeite e espalhe um pouco das cebolas e do alho-poró, fazendo uma "cama" para receber o peixe.
Coloque o peixe e finalize com o restante das cebolas e do alho-poró. Tempere com sal a gosto.

 

Coloque os demais ingredientes sobre o peixe (à excessão do tomate e do limão). Cubra com uma folha de papel alumínio e leve ao forno, em fogo alto (230ºC) por uns 10 minutos. Após esse período, abaixe o fogo, retire o papel alumíno, coloque os tomates e as azeitonas, deixe secar um pouco da água que formou. Deixe assando por mais uns 5 a 10 minutos. Retire e finaliza com as rodelinhas de limão. Sirva imediatamente.
Bom apetite!

4 comments:

  1. slurp, che buono! Semplice ma ricco di gusto.. che bella cipolla rossa :)

    ReplyDelete
  2. Caramba, nunca ouvi falar nesse peixe.. aliás, nunca vi! AS fotos ficaram lindas =)

    ReplyDelete
  3. Que receta más rica!!!!
    Este pescado es muy rico que le va cualquier acompañamiento. Yo lo hago con una salsa de vino blanco muy rica. Lo tengo publicado en el blog.
    Me gusta mucho tu receta!!!!

    ReplyDelete
  4. Que delicia que ficou este peixinho... Esta com um aspecto maravilhoso : )

    Bom fim de semana!

    ReplyDelete