Tuesday, July 5, 2011

Morangos, Merengues e Chantili

 

    Julho é o mês dos morangos. Pelo menos aqui em Brasília, é a melhor época. Os preços despencam nos supermercados diante da concorrência entre eles. Sorte nossa que podemos comprar morangos de boa qualidade e bom preço.
    Normalmente, as receitas que publico, são de pratos salgados, mas diante da exuberância deste vermelho vivo, não resisti e me rendi a essa maravilhosa sobremesa. 
    A receita de hoje, foi feita por Cecília. Ela me disse que sua mãe, D. Norma Del Castillo, fazia essa receita quando ela e suas irmãs, eram crianças e moravam na Argentina.
   Inicialmente era um bolo, feito com discos de merengue (tipo "suspiro"), dispostos em camadas, intercalados com creme chantili e morangos, formando um bolo ao final.
    Certa dia, ao comprar os merengues, ao chegar em casa ela percebeu que eles haviam se quebrado todos. Resultado: Aquilo que parecia ter o lixo como destino certo, transformou-se em uma opção esplêndida para uma sobremesa diferente de sua receita original. Uma receita bem simples de fazer e que tenho certeza que fará sucesso com suas visitas.
    Então? Vamos à receita?

Ingredientes:

500ml de creme de leite fresco
1 kg de morango
250gr de merengues pequenos
150gr de açúcar

Modo de fazer:

   Lave bem os morangos, retirando o cabinho e as folhas. Corte-os ao meio e deixe-os de molho em uma bacia com água e vinagre.
   Enquanto isso, coloque o creme em uma bowl e bata vigorosamente com um mixer, até o creme tomar uma consistência mais encorpada; adicione o açúcar e conclua até ficar no ponto desejado. Eu prefiro bem cremoso.
   Escorra a água dos morangos e lave-os bem. Em uma forma redonda coloque uma primeira camada de creme chantili e em seguida coloque os merengues, seguidos dos morangos. Faça tantas camadas quantas forem necessárias, mas deixe que os morangos fiquem por cima, para dar mais cor a sobremesa.
    Deixe na geladeira por uns 30 minutos antes de servir ou até quando você e seus convidados terminarem a refeição.
   Bom apetite!

3 comments:

  1. Dessert fantastico!! Veloce da eseguire e dai sapori delicati.

    ReplyDelete
  2. Bellissime queste fragoline!!! un bel dolcino estivo e fresco!!!

    ReplyDelete