Friday, July 8, 2011

Lagosta - um prato especial!


    Mergulhar é um dos esportes mais radicais que conheço, mas que desde jovem me fascinou. Mergulhei em alguns lugares pescando alguns peixes e siri. A praia do Flamengo e da Urca, no Rio de Janeiro, eram os points onde eu e meus amigos costumávamos buscar os futuros pratos, que mais tarde seriam degustados no Bar do Manolo. Adivinhem quem ia para a cozinha!?...acertaram.
    Tinha uma espécie marinha que eu queria muito ter pescado, mas que não tive oportunidade de fazer: a lagosta. Como essa espécie de crustáceo só habita as águas profundas do litoral nordestino, não tive oportunidade de fazê-lo. 
    A primeira vez que tive contato verdadeiramente com uma lagosta, foi quando fiz 15 anos e tive o prazer de degustar uma lagosta ao termidor. Meus olhos quase saltaram ao ver aquele prato maravilhoso, sendo carregado pelo maitrê e vindo em direção à minha mesa. 
   Lembro-me hoje, daqueles meus dias de mergulhador, em que não tive a oportunidade de pescar tal espécie marinha. Hoje, conformo-me (com prazer) em degustá-la. Lentamente. Saboreando sua carne branca e macia.


    A lagosta pode ser preparada de diversas maneiras. Cozida, grelhada, na salada, acompahada dos mais diversos ingredientes e molhos. É de uma riqueza e exuberância ímpar. Um prato caro, mas que de vez em quando merece ser saboreado. A dois ficará bem melhor, é claro!
    O preço da lagosta varia de região para região. É claro que voce vai encontrá-la com preços melhores, nas cidades à beira mar. Mas também, voce reduzir o custo se comprá-la inteira, mesmo que vá usar só a cauda.
    Bom, chega de conversa e vamos a receita!

Lagosta ao Termidor

Ingredientes:
 
750gr de lagosta viva, cozida em água fervente, cortada ao meio, a carne extraída e a carapaça reservada
4 colheres de sopa de manteiga
1 cebola média picada
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de Xerez seco
1 colher de sopa de vinho branco seco
125ml de caldo de peixe
60gr de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de creme de leite fresco
1 colher de chá de mostarda em pó
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
 
Corte a carne da lagosta em pequenos quadrados.
Em uma panela grande esmaltada, doure a cebola em 3 colheres de sopa de manteiga previamente derretida.
Acrescente a farinha de trigo e depois o Xerez, o vinho branco, a carne da lagosta e o caldo de peixe.
Deixe cozinhar por 3 a 4 minutos, mexendo sem parar.
Junte cerca da metade do queijo ralado, toda a salsa picada e o creme de leite.
Retire a panela do fogo, adicione a mostarda, sal e pimenta, e misture tudo muito bem.
Preencha as carapaças da lagosta com a carne.
Acrescente a manteiga e o queijo restantes ao molho que sobrou na panela.
Mexa bastante e espalhe-os sobre a carne da lagosta, e leve em seguida as carapaças ao forno aquecido para gratinar.

Rendimento: 2 pessoas

1 comment: