Friday, March 30, 2012

Azeites com sabores - uma boa opção para presentear um amigo

 

Agora a pouco, um amigo me ligou aflito me pedindo algumas receitas de azeites com sabores. A namorada dele está chegando do Canadá e ele quer fazer uma noite especial da cozinha mediterrânea, conforme ele disse.
Caramba! Pensei. Confesso que fiz azeites com sabor apenas duas vezes e ora bolas, a internet está cheia de boas receitas. Além disso, os supermercados têm excelentes opções – mesmo sabendo que o preço na maioria das vezes são impeditivos. Disse isso a ele com educação, mas ele foi reticente e disse que preferia seguir minhas receitas, pois já tinha experimentado e não queria se arriscar a fazer alguma coisa errada lendo a receita de outros que ele nem conhecia e além disso ele queria ser “original” ao preparar e servir um azeite de sua “autoria”.
“Taí, quem mandou inspirar confiança nos amigos, agora te vira!”, pensei comigo. Bom o jeito era escrever as receitas que eu sabia e de brinde iria colocar outras que eu sei que são boas e as chances de errar são mínimas.
Liguei para ele, de volta, e disse-lhe que abrisse meu blog e seguisse passo a passo as receitas, que tudo sairia bem. Agora, em relação aos pães e os demais produtos ele iria escolher o que mais gostasse. Combinado.
Bom, então vamos as receitas de Cozinhando com Amigos.

Obs.: Você vai encontrar algumas maneiras diferentes de preparar estas duas receitas. Elas diferem só um pouquinho, uma da outra. Mas as duas são bem fáceis e podem ser utilizadas no mesmo dia. O que atenderá meu prezado amigo.


 
Azeite com ervas

1ª opção

Ingredientes

500 ml de azeite extra-virgem
5 ramos de ervas de sua preferência, tais como: alecrim, sálvia, tomilho e manjericão

Modo de fazer

Numa frigideira em fogo a uma temperatura de 16ºC, coloque as folhas das ervas para desidratá-las rapidamente (pode ser no microondas por 30 segundos). Quando sentir seu aroma, apague o fogo, coloque as ervas no fundo de um pote de cerâmica. Cubra com azeite e deixe descansar por no mínimo 30 minutos.
Importante!!!! Sirva no mesmo dia e não o utilize após três dias.

2ª opção

Ingredientes
 
500 ml de azeite
5 ramos de ervas frescas de sua preferência.

Modo de Preparo

Coloque na frigideira o azeite e as ervas. Deixe cozinhando em fogo baixo (160ºC) por 20 minutos. Deixe esfriar. Retire as ervas e use em peixes e saladas.

Uma vez que agora você já é um expert em azeites com sabor, vamos dar um upgrade na sua performance. Estas receitas foram apresentadas no programa Mais Você, da Ana Maria Braga. Só espero que o amigo, não implique com isso. E afinal, podemos confiar em “Donana” Maria e sua equipe.
Bom, essas receitas são excelentes e você pode aproveitar para presentear seus amigos, quando for convidado a almoçar ou jantar. Será uma atitude elegante em retribuição ao convite feito. E fica bem original, não acha?

 Azeite de limão  
(para peixes e saladas):

Ingredientes

500 ml de azeite
casca de 1 limão Tahiti cortadas em tirinhas finas (sem a parte branca)

Modo de fazer

Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo (160ºC) por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente casca de limão, tampe a panela e deixe descansar por 1 hora. De preferência, guarde dentro de um vidro fechado.


Azeite de ervas (para carnes e massas):
Essa é para caprichar! Um upgrade nas receitas de ervas anteriores.

Ingredientes

500 ml de azeite
1 dente de alho
1 ramo de alecrim
2 ramos de tomilho
4 folhas de sálvia
1 pimenta dedo-de-moça cortada ao meio
50 g de gengibre cortado em rodelas

Modo de fazer

Coloque 500 ml de azeite em uma panela e leve ao fogo baixo (160º) por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente todos os ingredientes e a pimenta dedo de moça cortada ao meio e o gengibre cortado em rodelas. Cubra a panela com um pano e deixe em repouso por 1 hora. Guarde dentro de um vidro fechado.


Azeite de anis estrelado e canela (para sobremesas):

Ingredientes

500 ml de azeite
2 paus de canela
4 unidades de anis estrelado

Modo de fazer

Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo (160ºC) por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente a canela e o anis estrelado. Cubra a panela com um pano e deixe descansar por 1 hora. Se quiser, guarde dentro de um vidro fechado.


Azeite de pimentas e ervas (para aves)

Ingredientes

500 ml de azeite
10 grãos de pimenta de cada (pimenta-do-reino preta, branca e pimenta rosa)
1 ramo de capim limão

 

Modo de preparo

 

Numa panela coloque 500 ml de azeite e faça o mesmo procedimento como nas demais receitas. Retire do fogo e acrescente os grãos de pimenta e o ramo de capim limão. Cubra a panela e deixe descansar por 1 hora. Guarde dentro de um vidro fechado.

 Informações adicionais - Para apurar bem o sabor, nunca use o azeite antes de 1 semana guardado.

4 comments:

  1. Eu estava precisando dessas receitas hoje .valeu

    ReplyDelete
    Replies
    1. Peguei uma receita de azeite de ervas (carnes e massas)que é semelhante a descrita aqui, mas não diz que tem que ser usada no mesmo dia ou até 3 dias de pronta. Descrevo a receita abaixo e solicito a gentileza de um esclarecimento:
      AZEITE DE ERVAS (para carnes e massas)
      - 500 ml de azeite
      - 1 dente de alho
      - 1 ramo de alecrim
      - 2 ramos de tomilho
      - 4 folhas de sálvia
      - 1 pimenta dedo-de-moça cortada ao meio
      - 50 g de gengibre cortado em rodelas

      Modo de Fazer:
      Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente 1 dente de alho, 1 ramo de alecrim, 2 ramos de tomilho, 4 folhas de sálvia, 1 pimenta dedo de moça cortada ao meio e 50 g de gengibre cortado em rodelas. Tampe a panela e deixe descansar por 1 hora. Se quiser, guarde dentro de um vidro fechado.
      Atenciosamente e grata,
      Edna Gonçalves
      e-mail: edna@edna.goncalves.nom.br
      Obs.: é ".nom" mesmo. Não é ".com"

      Delete
  2. Olá Edna!

    Li seu comentário, mas não consegui entender sua dúvida. Imagino que seja por causa do tempo de duração da utilização do azeite. Se for isso, a resposta é simples; é para que se aproveite ao máximo, o frescor do aroma das ervas que voc~e utilizar. Simples assim.

    Abs.

    Luiz

    ReplyDelete
  3. Obrigada pela resposta, amigo. Desculpe, acredito que tenha "me perdido na explicação". Bem, o que desejo saber é por quanto tempo posso armazenar, em vidros fechados e na geladeira, os tipos de azeite abaixo:


    AZEITE DE LIMÃO (para peixes e saladas)
    - 500 ml de azeite
    - casca de 1 limão cortadas em tirinhas finas (sem a parte branca)

    AZEITE DE ERVAS (para carnes e massas)
    - 500 ml de azeite
    - 1 dente de alho
    - 1 ramo de alecrim
    - 2 ramos de tomilho
    - 4 folhas de sálvia
    - 1 pimenta dedo-de-moça cortada ao meio
    - 50 g de gengibre cortado em rodelas

    AZEITE DE ANIS ESTRELADO E CANELA (para sobremesas)
    - 500 ml de azeite
    - 2 paus de canela
    - 4 unidades de anis estrelado

    AZEITE DE PIMENTAS E ERVAS (para aves)
    - 500 ml de azeite
    - 10 grãos de pimenta de cada (do reino preta, do reino branca e de pimenta rosa)
    - 1 ramo de capim limão

    Grande abraço,
    Edna

    ReplyDelete