Friday, March 23, 2012

Curry - Do oriente para o ocidente

 

A primeira vez que ouvi falar deste tempero, foi por meu pai. Nem sabia que ele poderia ser um apreciador da culinária indiana ou que ao menos gostasse de tal especiaria. Mas lá estava, um pequeno vidro, no armário da cozinha lá de casa. Como minha mãe não gostava nem do cheiro, ele o utilizava quando tomava sopa, misturando-o em seu próprio prato. Eu torcia o nariz, pois ainda era adepto da turma do “não comi e não gostei”.
Mas como normalmente acontece, aquilo que a gente mais detesta por preconceito ou por ignorância, sempre aparece em nossas vidas fazendo com que a gente reveja nossos pré-conceitos; e assim foi com o curry (ou caril), um tempero que hoje em dia, faz parte do cardápio de alguns pratos que gosto de fazer.
O curry nada mais é do que a mistura de diversas especiarias, muito utilizado nos países asiáticos, tais como, Índia, Tailândia, Malásia e até mesmo no Japão.
Inicialmente, o curry era usado apenas no arroz, sendo que atualmente é utilizado em diversos pratos da culinária oriental.
Sua composição tem variações, dependendo do país ou mesmo de sua finalidade, havendo curries para serem utilizados em carnes, peixes e aves; podendo ser encontrado em pó ou em pasta – eu prefiro em pó, pois fica mais fácil para administrar a quantidade na hora de temperar o prato. Mas fica a critério do freguês, escolher sua preferência, é óbvio.


Dentre as especiarias encontradas podemos citar: pó de açafrão, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Além destes, outros podem ser incluídos de acordo com as preferências: pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, páprica e alecrim, entre outros. Existem curries que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o curry servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango, camarão, carnes em geral.
Em janeiro, visitando uma lojinha de produtos orientais (que infelizmente não me lembro do nome – só sei que fica no final da Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo), no Rio de Janeiro, encontrei na prateleira alguns tipos de curries; todos em pasta embalados em lata. Nem precisa perguntar se eu comprei algum. Comprei todos os tipos que havia na loja.
Apesar de serem enlatados, achei bom, pois não é tão fácil encontrarmos curries diferentes dos tradicionais em pó. Pelo menos em Brasília, ainda não temos lojas tão especializadas neste tipo de tempero.
Ah! Já ia me esquecendo, comprei também em pó, por um bom preço, um curry indiano autêntico, segundo afirmou-me o vendedor da Casas Pedro, uma loja de temperos e centenas de outros ingredientes de culinária, que fica na Rua da Alfândega, no centro da cidade.
Das variedades em pasta, que comprei, listei-as aqui para que vocês possam procurá-las em suas cidades:

Curry vermelho em pasta (Krung gaeng ped) Curry que tem como ingredientes principais vários tipos de pimenta vermelha. Mais utilizado em pratos com carne bovina ou com frango.

Curry verde em pasta (Krung gaeng keo wan)
Curry cujo principal ingrediente é pimenta fresca verde. Mais usado em pratos de frango.

Curry laranjado em pasta (Krung gaeng som)
Uma mistura de pimentas vermelhas e pasta de camarão. Mais usado em pratos com frutos do mar.

Curry amarelo em pasta (Krung gaeng karee)
Muito apimentado por sua combinação do curry vermelho com curcuma, é usado em pratos com carne bovina e frango.

Mussaman curry em pasta (Nam prig gang mussaman)
Mais brando, é baseado em pimenta seca, coentro e cominho.

Penang curry em pasta (Nam prig gang panang)
Mais adoçicado, é feito com amendoim torrado e tem origem em Penang, na Malásia. Pode ser usado em pratos com frango ou carne bovina, e é ideal para pratos com leite de côco.

Curry em pasta (pong gka-ree)
Usado mais na culinária indiana do que na tailandesa. O sabor e a cor variam de fabricante para fabricante.

Hoje em dia, pode-se comprar curry de excelente qualidade no mercado brasileiro. Sugiro comprar o curry em pequenas quantidades, para não se perder o aroma e o potencial original dos condimentos. No caso das latinhas, se você não usá-lo todo, guarde a sobra em vidros com tampa de rosca, na geladeira.
No próximo post, traremos uma receita com curry, para que você possa convidar seus amigos e degustar um autêntico prato da culinária asiática. Até lá!

1 comment:

  1. Muy interesante tu informacion, cada vez que voy al supermercado me quedo mirando las especias por ratos largos. Me da mucha curiosidad pero a la vez me intimidan un poco. Te he nominado para dos premios, si quieres participar puedes visitar mi ultimo post, algo divertido para compartir con amigos :)

    ReplyDelete