Tuesday, March 27, 2012

Entradas e Petiscos Para Receber os Amigos

   Nada como receber bem os amigos em casa, preparando algo especial; nem precisa ser nada sofisticado. Um prato refinado, elaborado ou sofisticado. Algo simples pode trazer bom resultado na hora de recebê-los. Além de ser mais divertido em prepará-lo. Preparei três opções de entradas que me agradam um tanto; e espero que vocês também gostem. Vamos a elas?

Pimentão Caramelizado no Azeite com Azeitonas Pretas

 
Ingredientes

2 pimentões vermelhos
50 g de azeitonas pretas gregas
4 dentes de alho
1 colher de sopa de orégano
Sal
Azeite extra virgem

Modo de fazer

Corte o pimentão ao meio e retire toda a parte branca com as sementes. Corte-o em quadrados grandes. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite os pedaços dos pimentões até que fiquem macios. Tempere-os com o sal e o orégano. Mexa por mais 1 minuto e retire do fogo. Deixe esfriar totalmente. Coloque-os em um recipiente vidro (preferencialmente que a tampa tenha uma boa vedação) e coloque as azeitonas (que não podem estar molhadas). Complete com azeite até a borda e tampe. Mantenha na geladeira.
Sirva como entrada ou acompanhamento de carnes em geral.


Escabeche de berinjela picante

Ingredientes

3 berinjelas médias
1 cebola média
2 colheres de sopa de gengibre fatiado
1 colher de chá de curry indiano
1 colher de chá de lemon pepper
1 colher de chá de páprica picante
3 colheres de sopa de uva-passa branca ou escura
3 colheres de sopa de vinho branco
Azeite extra-virgem
Sal a gosto
Água o tanto que baste

Modo de fazer

Corte as berinjelas em cubinhos. Reserve. Coloque para fritar em azeite as cebolas, cortadas em fatias bem finas. Deixe dourando por cerca de 2 minutos. Acrescente o gengibre. Misture. Adicione a berinjela, mexendo sempre. Tempere com sal, coloque um pouco de água, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo de 3 a 4 minutos. Acrescente os demais ingredientes, misturando-os bem, para que temperem toda berinjela. Ponha uma quantidade generosa de azeite, e deixe no fogo brando (140ºC – 160ºC) por mais 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Leve a geladeira e sirva no dia seguinte.
Pode ser utilizado sobre pães, rosbifes, grelhados em geral e saladas.


Escabeche de abobrinha
 
Ingredientes

3 abobrinhas tamanho médio
1 cebola roxa média cortada em fatias bem finas
3 dentes de alho cortado em fatias finas
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de chá de lemon pepper
1 colher de chá orégano
1 colher de sopa rasa de açúcar
50 ml de azeite extra-virgem
Sal a gosto
Água o tanto que baste

Modo de fazer

Corte as abobrinhas em julienne. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite as cebolas. Ponha uma pitada de açúcar para que a cebola fique crocante e frite mais rápido; acrescente o alho e deixe dourar. Coloque as abobrinhas e tempere com o sal. Misture tudo com cuidado, ponha um pouco de água e tampe a frigideira. Deixe cozinhando por uns 2 minutos em fogo baixo. Se necessário, coloque um pouco mais de água para não queimar a abobrinha. Acrescente os demais ingredientes, misturando-os bem à abobrinha. Quando a água secar, regue com o azeite, misturando bem por uns 2 minutos. Deixe esfriar e mantenha na geladeira de um dia para o outro. Sirva frio sobre pães em geral (ciabatta, italiano, torradas, etc).

1 comment:

  1. Testei e ficou maravilhoso! Como fiz com apenas duas abobrinhas ficou um pouco mais doce do que deveria, mas mesmo assim delicioso! Nunca achei uma receita de abobrinha escabeche igual a uma que eu comi em um restaurante, e essa é muito parecida.

    ReplyDelete