Monday, March 12, 2012

Tapas, aperitivos ou petiscos?

 

   Se tem uma coisa que é quase uma unanimidade mundial, são os petiscos. Afinal, quem é que não gosta de comer uns pãezinhos com vários tipos de misturas, cremes, queijos, temperos, frios defumados e tudo o mais que você gostar!?
   Então. Deu água na boca não é? E olha que normalmente a gente tem todos os ingredientes em casa. Basta por a imaginação e a criatividade para funcionar e fazer deliciosos petiscos para o lanche.
  Na Espanha, estes petiscos recebem o nome de "tapas"; na Argentina, "aperitivos"; no Brasil, entradas ou dependendo do tamanho, canapés.
   Não importa. O que importa mesmo, é que são sempre gostosos.

 

   A geladeira é um universo a ser explorado a fundo. Reserva-nos iguarias incríveis que ao combiná-las aguçam nosso paladar. Salgados, doces, agri-doces, perfumados, frutados, um mix infinito a combinar. A base sempre será um bom pão. Outro componente com uma grande diversidade - integral, australiano, francês, italiano, com grãos, etc, etc, etc...

 

   Pode até parecer repetitivo, mas fazer um, dois, três nunca será igual. Tente, invente, faça uma infinidade de petiscos diferentes. Receita? Nem sei o que dizer a mais do que já disse. Mas posso dizer alguns ingredientes que usei nos petiscos aqui das fotos: maionese com limão, cream cheese, mostarda preta, catchup, coalhada seca, aliche, queijos golda e provolone, azeitonas verdes, escabeche de legumes com chimichurri, ervas de Provence, orégano e tomates-cereja.
   Então, mãos à obra e bom apetite! 

1 comment: