Friday, October 5, 2012

Escondidinho de Camarão



        Sexta-feira é dia de peixe. Essa máxima, eu ouvia desde menino, lá no Rio de Janeiro. Invariavelmente, tinha peixe lá em casa, neste dia; e se não fosse peixe, seria camarão.
      Com esse passamento, fui ao mercado ontem e comprei 1,5 kg de camarão para molho. Isso mesmo, daqueles não muito grandes, já limpos, sem cabeça e casca. Prontinho para descongelar e usá-lo na receita que imaginei: Escondidinho de camarão.
        Levei os camarões para casa, juntamente com batatas e mandioca, complementos obrigatórios na receita. Quem já comeu sabe o quanto fica bom!
        O acompanhamento é quase desnecessário, pois já que temos o carboidrato da batata e da mandioca, nem precisei de arroz. Preferi uma salada com folhas – no caso, usei rúcula e agrião, acompanhada de fatias finas de beterraba, brócolis e tomatinhos-cereja.
Pronto! Ingredientes comprados; levei-os para casa e combinei com Cecília como faríamos. Minha querida assistente (e na verdade foi quem fez tudo dessa vez) deixou o prato prontinho para hoje. É. Ela fez na quinta-feira para degustarmos na sexta. Sabem por que? O sabor do camarão fica mais apurado, principalmente porque ao guardá-lo na geladeira, a massa fica mais consistente. No dia seguinte é só tirar da geladeira e esquentar no forno. Por favor, não use o micro-ondas!!!!
Praticamente todos os ingredientes já foram citados, mas vamos as quantidades, tá!? Anotem.

Ingredientes

1,2 kg de camarão congelado (limpo)
500 g de mandioca amarela
500 g de batata inglêsa (batatinha)
1 colher de chá de lemon pepper
1 cebola-roxa bem picada
2 dentes de alho em pasta
200 g de queijo ralado
Sal a gosto
Azeite extra virgem a gosto

Fazendo

Tempere o camarão com sal, a cebola picada, o alho e o lemon pepper. Misture bem para ficar bem temperado. Enquanto isso coloque as batatas e a mandioca para cozinharem (é claro, que elas já foram descascadas); quando estiverem cozidas, amasse-as em ponto de purê e misture-as, formando uma massa homogênea. Tempere a massa com sal.
Refogue o camarão rapidamente, até que fiquem douradinhos. Não mais do que 5 minutos. Coloque-os em uma forma refratária untada com azeite. Cubra-os com a massa de batata e mandioca. Se você estiver fazendo o prato para ser degustado na hora, coloque o queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Cerca de 5 minutos.
Retire do forno e sirva imediatamente. Bom apetite!


No comments:

Post a Comment