Wednesday, October 10, 2012

'Ogrostronomia' - Um novo estilo na gastronomia?


     O título da reportagem chamou-me a atenção na hora! O que diabos, seria essa tal de ogrostronomia? Primeiro que o nome é difícil de pronunciar, assim, de imediato. A gente vai lendo sílaba por sílaba para ter certeza de que está lendo certo. Segundo, imaginei que alguns cozinheiros truculentos fizessem algum tipo de comida que somente o pessoal do trash-rock, ou os adoradores de vampiros e congêneres gostassem. 
    Ledo engano. Ao ler a reportagem, fui entendendo e me surpreendendo com um estilo (?) irreverente que cinco amigos cariocas criaram. Nenhum deles é cozinheiro por profissão, mas possuem um instinto gourmet nato, bem interessante. 
    Se o termo “ogrostronomia” vai pegar? O tempo dirá; mas que ele já vem sendo executado informalmente à muito tempo, não tenho a menor dúvida. Pois para quem, como eu, fez combinações exóticas na composição de pratos, tais como, espaguete ao molho de sardinha com banana-da-terra frita, o que os rapazes têm a oferecer certamente estaria no mesmo cardápio. 
   A reportagem é da jornalista Isabela Marinho, transcrevemos alguns trechos da reportagem de Isabela, que vocês poderão acompanhar na íntegra, no seguinte endereço: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/10/ogrostronomia-cinco-homens-se-reunem-para-fazer-receitas-diferentes.html
   Cinco amigos que gostam de cozinhar decidem se reunir para fazer pratos diferentes. Além do prazer de fazer e depois degustar a comida, a vontade de se confraternizar foi fundamental para que o ogrostronomia acontecesse. O nome, para quem é apresentado aos rapazes, fica claro na hora: “A gente pensou. Todo mundo pode cozinhar. Até ogros como nós”, diz Jimmy McManis que tem o nome do evento tatuado no braço esquerdo. O grupo quer mostrar que cozinha é uma prática simples capaz de ser realizada por qualquer pessoa. Segundo eles, a representação do ogro demonstra que preconceitos podem e devem ser superados. 


  Embora o nome nos remeta a comidas junkies e gordurosas, Boris Henningsen, Betho Alves, Jymmi Mc Manis, Marcelo Neves e Guto Senra - os cinco rapazes moradores do Rio, que têm outras profissões, mas que cozinham por diversão - garantem que receitas como ceviche (prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou lima ou outro cítrico) também fazem parte do cardápio do ogrostronomia.
   Tudo começou em casa. Um convidava o outro para fazer pratos e jogar conversa fora. Até que Boris Henningsen e Jymmi Mc Manis decidiram levar a ideia a sério. Convidaram Guto Senra para ajudar nos pratos. Depois Betho Alves sugeriu que eles fizessem vídeos para um canal criado no Youtube.  Por último, Marcelo Neves fechou o grupo. Há um ano os vídeos mostram o preparo de pratos como carne marinada, batata hasselback, cordeiro, sopa de feijão preto, lasanha de berinjela, frango assado com bacon e ogro sashimi.


   Os vídeos no Youtube fizeram sucesso (200 mil visualizações) e o grupo decidiu transformar o virtual em real. Começaram então a cozinhar em maior escala e trocaram o terraço de casa pelo La Esquina, na Lapa. Lá fizeram a primeira edição do Ogrostrononomia com um prato mexicano: salsa pica-de-galo, guacamole e burrito de carne e frango. 
   No Boteco Salvação, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, já foram seis eventos em quatro meses. O primeiro também foi o mexicano, seguido de um chilliburguer. 
  A princípio o evento aconteceria toda primeira terça-feira do mês. Mas gastronomia dos ogros trouxe um movimento incomum de início de semana para o estabelecimento que no mês de outubro já aconteceram duas edições. Os amigos chamam outros amigos e a casa enche.


   O divertido do chilliburguer e do ogrodog, por exemplo, é o tamanho. Há quem prefira comer de garfo e faca para não fazer feio. Mas quem não abre mãe de comer o sanduíche com as mãos, acaba de embaraçando com o molho de hilli que cai do prato. 
   O Ogrostronomia acontece todo primeiro sábado do mês no La Esquina, na Lapa, e na primeira terça-feira do mês na Boteco Salvação, em Botafogo. Os eventos extras são publicados na fanpage do evento no Facebook.

La Esquina
Endereço: Avenida Mem de Sá, 82

Boteco Salvação
Enereço: Rua Henrique de Novaes, 55 - Botafogo

No comments:

Post a Comment